quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Eu acredito!

Em 2010 tinha a Guigas na barriga quando fui para o Parque Eduardo VII e a seguir desci a pé para o Terreiro do Paço. Eu e muitos...

Por causa disto:


Hoje repito que acredito e obrigada!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Uma palmada no rabo...

... nunca fez mal a ninguem! É um facto!

(eu levei algumas e estou viva e inteira, apesar de me lembrar bem de algumas delas)

Mas a propósito da discussão que vai por aqui fiquei a pensar nisso.

Ontem num lanche com um grupo de amigas (uma com dois filhos, sendo a mais nova da idade da Guigas, eu a caminho da segunda filha, outra com o bonequinho de um mês - primeiro filho - e a outra prestes a dar a luz - também a primeira filha), a que tem mais experiência foi contando algumas histórias dos filhos (isto de ter mais calo depois dá nisso) e, às tantas fiquei a pensar: "bolas! como é que ela consegue não se passar da batatola!"

Tal como contei desta vez às vezes sinto-me a passar para o lado de lá e inevitávelmente salta-me a mão mais rápido do que estava à espera.

Já dei por mim  a acabar por pedir desculpa à Guigas porque realmente tenho consciência que exagerei. Já dei por mim a deitar-me com o coração no pescoço por achar que ela se deitou chateada comigo e de manhã quando for acordá-la ela não vai gostar de mim... Até agora ela tem acordado sempre minha amiga outra vez :) mas e se no futuro (quando ela tiver MESMO consciência) isso não acontecer???

Vai daí que, e porque a "discussão" está na blogosfera à grande não podia deixar de partilhar esta opinião (juro que um dia vou fazer um workshop desta rapariga) é que tem muito mais que ver com aquilo que eu gostava de fazer :)

Gostava de berrar baixo com a  Guigas
Gostava de não lhe berrar sequer
Gostava de não lhe levantar a mão vez nenhuma
Gostava de ser daquelas mães, tipo mãe do Ruca, que tem toda a paciência do mundo

Não sou!

E não me orgulho disso!



Há uns tempos a Guigas ficou de castigo na escola porque bateu numa menina da sala dela. Primeiro pensamento: Claro! Se eu lhe bater, ela vai achar que isso normal logo pode fazer isso aos outros... mais, se eu lhe bater posso ter moral para lhe dizer que ela não pode bater nos outros?

Se eu lhe perguntar: queres levar uma palmada? Ela diz logo que não e acalma-se (dentro dos possíveis) mas se eu lhe der a dita palmada sinto logo aquele peso de: oh não! Não era nada disto que eu queria...

E quando estou sózinha com ela, a desesperar, descabelada com ar de louca e chega o pai e ela é a pessoa mais dócil do mundo? Obedece a tudo o que ele diz, é uma querida. Aí sim, sinto-me a maior louca do mundo! LOL

Bem diz a minha amiga: é aquela bipolaridade!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

35 semanas...quase 36


Está grávida de 35 semanas – já só faltam 35 dias!

Na sua maior parte, o desenvolvimento físico está concluído.

O bebé está a ficar grande. Pesa um pouco mais de 2,200 kg e tem quase 46 centímetros de comprimento, da cabeça ao calcanhar. 
Naturalmente, ainda está enroscado dentro de si: está a ficar tão apertado no seu útero que o bebé já não está na verdade a flutuar e já não é provável que consiga dar grandes voltas. Mas um espaço mais confinado não significa que se mexa menos; o bebé deverá continuar a dar pontapés com a mesma frequência de sempre. Se notar uma redução dos movimentos, fale com o seu médico. Os rins do bebé estão agora totalmente desenvolvidos e o fígado consegue processar alguns resíduos. 
A maior parte do seu desenvolvimento físico está agora concluída – as próximas semanas servem apenas para ganhar peso.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Solidariedade sem ser Natal # 2

aqui tinha falado nesta campanha e no quanto me tinha entusiasmado.

Eis que neste fim de semana surge:


E pronto, parece que durante as próximas semanas vamos poder entreter-nos com um espírito solidário.

O que mais me entusiasma nesta campanha é o ter de perder tempo a pensar o que é que vou pôr no kit. No Natal chego ao supermercado, vou à prateleira e tiro o que acho mais útil. Aqui não... aqui neste kit tenho de pensar na refeição, pensar o que vai ser almoço, a bebida, o prato, a sobremesa :)

É muito mais solidário, digo eu... :)

Guigas ao deitar...

Mamã: Guigas tens de descansar que amanhã vais para a escola (e pensei... ao fim de 10 dias tem de ser!)

Guigas: vou à Ines! Tem saudades!

:)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Á espera da mana!

Uma das coisas que mais nos tem "preocupado" (no bom sentido se é que isso existe) - mas não ficamos sem dormir nem nada... - é a reação da Guigas à chegada da mana :)

Sabemos que com ela poderemos usar alguns truques no sentido de nos ajudar a tomar conta da bebé ou ajudar a dar banho (fazê-la sentir-se importante e útil), mas os ciúmes ou o sentir que a mamã vai dar mais atenção ao bebé vão existir certamente.

Eu tenho uma irmã mais nova e, apesar de sermos grandes amigas, fizemos bem a cabeça em água aos meus pais (coitadinhos!)

Vai daí já tínhamos tido algumas ideias, uma delas - dada por uma colega de trabalho - em que a bebé dá um presente à mana mais crescida (pelo menos ela percebe que nem tudo é mau...).

Na preparação para o parto, que fizemos na semana passada, deram-nos mais uma dica ou outra :) por exemplo, quando viermos para casa, ser a Guigas a mostrar a casa à mana ou então levar uma foto da mana bebé para a escola para a apresentar aos amigos.

Sugeriram uma, que até já fizemos sem querer, que é ela vestir uma t-shirt a dizer que é a filha mais velha... nós fizemos isto para dizermos a todos que estávamos grávidos :) a Guigas vestiu uma t-shirt a dizer que ia deixar de ser filha única.

No seguimento da ideia que já tinha falado aqui falei com a querida Rita das Pulguinhas e vejam só o resultado!





A Guigas delirou com o seu sling e nós estamos desejosas de ver como vai ser quando a mamã sair com a Matilde no sling e a Guigas com o bebé no seu sling :) 

Digam lá que não está uma ideia gira? :)

E pronto, vamos dando conta da nossa transformação familiar!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Consulta feita!

Com direito a toque e tudo :)

Ah pois foi! Não doeu nadica de nada... apenas senti a senhora a bater na cabeça da Matilde que não achou muita graça à brincadeira.

Mandou-nos repousar porque temos o colo do utero curtinho, apesar de estar fechadinho e de não termos contrações. 

Dia 3 vamos ao hospital para o CTG :)

MAS...

... Ainda não estamos em contagem decrescente :)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Análises feitas...

Uma coisa que as grávidas fazem montes de vezes é análises :)

Claro está que eu tinha de fazer as do último trimestre, e tendo em conta que queremos criopreservação das células estaminais pois que temos de enviar para lá toda a informação e mais alguma.

Assim foi!

Sábado acordei de madrugada e lá fui eu para a pica. Os senhores muito profissionais mandaram-me o resultado para o meu mail  - Adoro esta opção! - e eu é só imprimir...

Pois que está tudo óptimo, óptimo excepto que deu positiva a bactéria do Streptococus coiso e tal não sei o nome :)


Mandei mensagem à minha querida amiga Catarina que é quem trata das minhas análises que lá me explicou que isso não é muito preocupante e que há muitas grávidas que têm.

Vai daí que se a Matilde nascer de cesariana não há se quer preocupação alguma... se nascer de parto normal é que temos de levar com antibiótico pela veia adentro.

Entretanto fui à net e há testemunhos de todo o tipo, desde aqueles em que não se passou nada até àqueles em que as mãe tiveram de ficar internadas mais uns dias no pós-parto. Nada de dramático...

Vamos ver o que diz a Sô Doutora amanhã!

A Guigas já tem ordem de soltura :)

Mas apesar disso ainda não vai à escola :)

Pobre Inês, quando ela voltar à escola depois de semana e meia em casa (especialmente com os avós)! Pobre educadora vai sofrer muito para a educar outra vez...

A Guigas está muito melhor :) A bem dizer não ficou CHEIA de borbulhas... teve algumas que lhe fizeram MUITA comichão, mas não ficou tipo bicho.

As borbulhas mais pequeninas já desapareceram, mas as grandalhonas continuam muito à mostra e a fazer alguma comichão por isso fica o resto da semana a estragar-se toda!


Hoje foi uma vitória deixá-la assim na caminha dela :)


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Solidariedade sem ser Natal

Confesso que estas questões da solidariedade mexem sempre comigo, pelo que sempre que vejo uma informação deste tipo fico logo de "antenas no ar".


Pois é, não sendo Natal e existindo esta iniciativa nova aqui na paróquia não pude deixar de ficar entusiasmada :)

Afinal, eu tomo o pequeno almoço todos os dias e fico muito chateada quando não posso tomar, mas há mesmo pessoas que não o tomam... e se calhar mesmo aqui na porta ao lado.

Vai daí que ontem ao fazer as minhas comprinhas no Continente online que eu tanto prezo, lá acrescentei umas coisas para preparar os kit's pequeno almoço que quero oferecer!

O mEU pequeno almoço será o tEU! :)

Vamos fazer pelo menos quatro (um por cada membro lá de casa)

Queres ajudar?

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Já será vicio?

A Guigas adora isto:


Já nem sei o que hei-de fazer para ela não o querer...

Hoje acabou de almoçar, virou-se para o meu pai e disse:

"Vôvô, qué um cafezinho!"

Oh pah! Dá me cabo da cabeça... se a papa está um pouco mais quente é um filme, se vê sair fumo da sopa é um drama... café? ah esse é a temperatura que for :)

Antes contentava-se só em molhar a colher e pôr na boca, depois passou a beber os nossos restos, agora tem uma chávena para ela e põe açucar e sei lá que mais...

O que é que eu faço a esta miúda?

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Às 34 semanas descobrimos que afinal estamos nas 35 :P

Pois é! A Matilde está gorda e grande parece ter mais uma semana do que aquilo que tem! Eheheheh

Está óptima, com um peso estimado de 2.739 Gr (a Guigas nasceu com 2.845 Gr) e um percentil de 63.3 (a Guigas nesta altura tinha percentil 25).

A médica na altura foi um pouco chata e insistiu que ela estava muito pequena e depois eu mãe pela primeira vez, não queria nada que a princesa tivesse de ir para a estufa e então fiquei um pouco em pânico... desta vez, pelo menos, não me há-de chatear com isso...

Entretanto na outra ecografia que tínhamos feito, a pequena Matilde tinha os rins dilatados, especialmente o esquerdo, a médica disse que não era nada de especial, nem de grave mas que ia colocar no relatório :) e lá estava: pielectasia à esquerda... ui! Que nome e que susto! Toca a ir à internet ver o que isso era, mas em quase todo o lado diz que regride ainda in utero ou logo nos primeiros meses de vida e que a consequencia imediata é o bébé ter infeções urinárias. Nada de grave, mas se pudéssemos não ter nada disso, melhor!

De qualquer forma a doutora nem mandou fazer nenhuma ecografia antes, nem nada e portanto era esperar... Nesta, está mesmo tudo óptimo :)

Ainda assim, não estamos em contagem decrescente, portanto querida Matilde mantém-te que estás muito bem :)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Coitados dos vizinhos...

Eu devo ter dormido umas 3/4 horas...

O JP dormiu umas 2/3 mas em separado, sendo que as duas ultimas foi às 7 da manhã...

Os vizinhos? Espero que tenham dormido ligeiramente mais...

Não estão a ver bem... de 10 em 10 minutos a Guigas começava a dizer que tinha comichão, a contorcer-se toda, aos gritos...

Foi horrivel!

De manhã meti-a na banheira mais uma vez, e acalmou... 

Nunca pensei que fosse assim, e a Guigas não está nada mal, nem acho que tenha muitas borbulhas nem nada. Não está a parecer um bicho, nem nada, apesar de portar-se como um quando lhe comicha.

Acho que ainda não disse, mas as drogas que ela está a tomar são:

- Zovirax (4 vezes por dia)
- anti-histaminico (de manhã e à noite)
- Fucidine para as borbulhas que rebentam (apesar de eu pôr em todas) 
- Lactacid Derma para a banhoca 

Estive a ler alguns livros e todos falam nestes medicamentos :) e mais ainda o banho de Maizena que démos ontem à noite e que de facto acalmou, mas apenas por algum tempo.



Diz a sabedoria popular que são 3 dias a rebentar as borbulhas, 3 dias para secar e mais 3 dias para limpar. E de facto, hoje a Guigas já não teve borbulhas novas... as que estavam menos assanhadas estão muito mais murchas e as muito assanhadas já começaram a acalmar, apesar de serem essas que ainda a transtornam.

Estas mais assanhadas estão na cabeça e no pipi... pobrezinha sempre que faz xixi fica louca da vida...

E eu? Estou louca da vida para dormir e passar uma noite melhor :P E aposto que os vizinhos também :)

P.S. Amanhã temos ecografia das 34 semanas...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A noite vai ser ainda MAIOR...

Não estão a ver bem...

A miúda chora de 2 em 2 minutos, a dizer que tem comichão..

Acho q amanhã devo estar com ar zombie e super grogue...


Um Sábado CHEIO...

Além de uma noite looooooooonnnnnnnnnnngggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! :)

Pobre Guigas, às 4 da manhã, gemia, gemia, lá fui ver o que se passava, pois que estava cheia de comichão.

Pediu para ir para a nossa cama e eu, com pena da pobrezinha lá deixei... mas a comichão não há meio de parar :) lá fui buscar Caladryl só que eu não me deixava ver a barriga e as costas consegui espreitar a custo mas não me deixou pôr nada... Logo a seguir imensa comichão na cabeça...

Eu que até pensava que a coisa estava mais ou menos, comecei logo a imaginar que quando acordasse, ia parecer um bicho...

A seguir, por simpatia, tanto eu como o pai, também já estavamos cheios de comichão, só rir! :)

Acordei bem cedinho, de madrugada mesmo dado que não é normal o meu sábado ter um despertar de 7h30 :) para ir fazer análises. Se Deus quiser, as últimas antes da Matilde nascer e as mais dolorosas dado que tem de meter umas coisas pelo pipi... Blherk, blherk!

Logo depois, toca a ir correr para Lisboa que temos a preparação para o parto :) Tal como já tinha dito, foi no centro pré e pós parto em Lisboa, a preparação especifica de 2º filho e gostei mesmo muito :)

Abordámos apenas os temas que queríamos, mais como um relembrar daquilo que vivemos e foi bom... havia coisas que não me lembrava de todo... recebemos dicas que anteriormente não tínhamos recebido... treinámos, acabámos por ter um bocadinho só nosso :)

Fizémos um exercício maravilha em que reláxamos e treinámos a respiração e a querida Matilde gostou tanto que se fartou de dar pontapés e mexer :)

De volta a Guigas "varicelas" (como ela diz) precisa de muito mimo :)

O pai foi com ela para casa, dado que tínhamos não sei quantos compromissos, e levou uma caixinha de maizena que, para quem não sabe, alivia muito na comichão das borbulhas da varicela :)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Diagnóstico Oficial: Guigas com varicela!

Pois que é oficial e parece que foi mesmo desta: a Guigas está com varicela :)

Também depois de tanta mancha, tanta borbulha, veio numa altura MESMO boa!

A mamã é imune a essas doenças todas portanto podem acalmar-se que não é necessário isolamento...

Começou ontem, apareceu uma borbulha ou outra, coisa muito pouca. Hoje de manhã, já estavam com cara mais feia mas muito poucas na mesma...

Febre: nenhuma!


Lá fomos ver a Dra Paula :) A Guigas entrou no consultório e disse logo que tinha borbulhas e mostrou-lhe, a médica disse logo é varicela!

Ainda tirámos a camisola para ver, mas já tinha muitas mais a aparecer e portanto... diagnóstico feito!

Uma semana em casa, a tomar uns drunfos e a meter umas pomadas!

Bom fim de semana! Eheheheh!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Malas aviadas...

E faltava a minha mala :)

Ontem lá me decidi a comprar o que faltava, especialmente pensos higiénicos que é coisa que há muito tempo não se usa cá em casa e mais os discos para as mamas :)

E pronto, mala feita!



A única coisa que não foi para dentro da mala foi a roupa com que irei voltar para casa, dado que ainda vou ter de a usar até a Matilde nascer :)

Quando foi da Guigas, na preparação para o parto, explicaram que deveríamos levar roupa de grávida para depois trazer para casa. Euzinha, inexperiente ao máximo levei umas calças que já não me serviam em final de tempo, devia ter deixado de as usar aos sete meses, adivinhem? Quando chegou a altura de me vestir para me vir embora para casa, as calças não subiam... tive de vir com elas a meia perna... umas figuras! Desta vez não me apanham nessa :P

Consultando o site da outra vez temos:

Três camisas de noite abertas à frente - acho que só pus duas, mas no primeiro dia devo usar a do hospital - OK!


- Roupão - OK!


- Dois pares de meias -  até pus mais! - OK!


- Chinelos de quarto e chinelos de banho - OK!


- Toalha de banho e toalha de rosto - OK!


- Quatro soutiens de amamentação - Acho que pus mais - OK!


- Seis pares de cuecas de algodão ou descartáveis - pus dos dois tipos! - OK!


- Uma embalagem de pensos higiénicos superabsorventes - OK!


- Discos protectores para os seios - OK!


- Escova de cabelo e elásticos para o cabelo - OK!


- Escova de dentes e pasta dentrífica - OK!

- Champô - OK!

- Sabonete - OK!

- Desodorizante - OK!

- Creme hidratante para o corpo - OK!

- Leitor de MP3 - isto só no dia e é se me lembrar :)

- Um livro - só no dia pois não sei que livro vou estar a ler

- Um telemóvel - pois tem de ser, não vivemos sem eles

- Exames que tenha realizado antes do internamento e os respectivos relatórios - o nosso diário da gravidez mais as ecografias e análises!

- Boletim individual da grávida e documentos pessoais - claro, vai comigo para todo o lado!

- Indicação dos medicamentos que toma habitualmente - não tomo medicamentos habitualmente

- Muda de roupa completa, com sapatos, para a saída da maternidade - em stand by, depois o JP leva!



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Instinto maternal...

Uma psicóloga amiga, que tem uma filha da idade da Guigas e um filho que nasceu 18 meses depois (não me canso de lhe gabar a coragem) disse-me que quando o filho nasceu, para a princesa não ter ciúmes, ia dar-lhe uma boneca que ia ser o bébé dela.

Na altura achei a ideia fenomenal e fiquei com ela na gaveta reservada para quando fosse a minha vez.

Ora aproximando-se a passos largos o dia B - que será o dia do bébé - dava por mim a pensar que a Guigas não brinca com bonecas... A Guigas brinca com panelas, com canetas, com malas :) agora bonecas??? Isso deve ser para outro tipo de crianças :)

E se ela tem bonecas!!! :) Tem várias - e várias não é uma, nem duas - fechadinhas dentro das caixas desde que lhas deram. Algumas há dois anos :)


Mas eis que ontem... não sei como, nem porquê, descobriu uma no quarto dela e toca de brincar. Era o filho dela chamado "Godigo Guiogo" - eu sei o nome é super pimba - mas foi uma delicia!

Deitava-se com ele e dizia: "Não tenhas medo bébé, a mamã está aqui contigo e o papá já vem"

Uma delicia que só visto!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Gosto muito :)


Quando se gosta, não há nada a fazer :)

Apesar de ter direito a análises e exames à borla, dou muito para não ter de ir ao nosso centro de saúde :) Aposto que o Paulo Macedo (pessoa que estimo muito desde que foi Diretor de Impostos - sem ionia) fica muito contente por eu não dar muita despesa ao Serviço Nacional de Saúde.

Vai daí que conheço há muitos anos a clinica onde o nosso médico de familia dá consultas que é privada e para a qual investimos num belo seguro de saúde - que graças a Deus podemos suportar. Acontece que enquanto estamos na sala de espera destes consultórios, e tendo em conta que quase todos os nossos médicos são daquela clinica, vamos conhecendo e vendo os outros médicos e sempre gostei muito de ver a forma como a pediatra daquela clinica lidava com os miúdos :)

Quando chegou a altura de escolhermos pediatra para a Guigas - mantendo a base de que não queríamos recorrer ao centro de saúde... nem as vacinas lá demos portanto vejam o nosso estado de gosto daquele local - falei com o JP e disse-lhe que gostava da postura daquela médica, só queria ver como ela era em termos daquelas questões em que somos mais fundamentalistas nomeadamente a amamentação, já que alguns dão logo o suplemento e pronto, o acordar durante a noite, já que alguns dizem que temos de os acordar e outros nem por isso :) Ora a senhora, encaixou perfeitamente no retrato que nós queríamos :) Assim foi!


A pediatra da Guigas é daquelas que não é alarmista, que nos deixa à vontade para optarmos mas que nos esclarece das consequências das nossas opções e é uma pessoa prática :)
É disponível mas sem ser daquelas que vive para o trabalho. É mãe como eu! :)
E eu gosto disso...

Ontem o papá foi a uma outra consulta na mesma clinica e nós estivémos na sala de espera durante um bom bocado :) Quando a doutora veio cá fora para chamar um doente para uma consulta a Guigas ficou tão contente de a ver que disse:

É a Dra Paula! Posso ir dar um beijinho?

Respondi-lhe que sim, claro!

E ela quase lhe saltou para o colo :)

Nós gostamos dela e se a Guigas também gosta :) melhor!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Asneira...

Esta é a parte de baixo da nossa mesa da cozinha... o lugar onde a Guigas come!
 
 
 
Uma artista, sem dúvida...
 

Será possível?

Após a necessidade tremenda e imensa de fazer uma pausa eis que vamos passar o fim de semana fora :)

Até podia correr tudo bem se não tivéssemos apanhado uma virose maluca em que o papá ficou com uma barriga louca e mais febre e mais sei lá o quê...

Então mami, cheia de vontade fez comer, lavou a louça, ia arrumando as coisas que podia e conseguia (já que a menina Guigas ao fim de uns segundos de ver coisas arrumadas, vai e desarruma-as)...

Cada passo que dava, Guigas a trás de mim, quer ver, quer fazer, nunca pede para ir à casa de banho (apesar de nós irmos insistindo para ela pedir), nunca diz se faz favor, nunca diz obrigada... :S

Que frustração!

Pelo menos, comeu bem (apesar de se ter sujado todas as vezes em que comeu... o que não é normal)

Ontem à noite, entornou o sumo, passei-me! Fiquei F-U-R-I-O-S-A...



Perdi a razão toda, se é que tinha alguma... fogo! O fim de semana TODO a chamar a atenção para ter cuidado, sujou camisolas, calças, babetes, chão, cadeira... Eh pah! Gritei com ela, louca, histérica, cansadissima!

Mesmo na hora do jantar... fechei-me na casa de banho e derreti o resto da frustração em meia dúzia de lágrimas e voltei para a sala para jantar...

Ainda ponderei se devia escrever aqui este epísódio do qual não me orgulho N-A-D-A (ainda bem que a Mum's the boss está de baixa), mas achei que sim :) Afinal ser mãe não tem só coisas muito giras ou percalços que se ultrapassam ou fases...

Ser mãe também tem estas alturas em que imploramos que nos internem num sitio qualquer só para termos um momento zen, só nosso!

Certo mães?

(E agora, o fim de semana pode voltar, por favor?)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A precisar de pausa...

Estou mesmo a precisar de uma pausa!


Estes dois diazinhos a fugir da rotina do fim de semana vão saber bem, mas bem! :)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

99 meses!

Hoje quando entrei no meu facebook tinha isto:

Obrigado por estes 99 meses!



E não posso deixar de dizer que, para além de adorar estas surpresas :), e de eu ter muito mais a agradecer, ADORO que o meu mariduxo saiba as datas todas de tudo e seja tão atencioso! Podem roer-se de inveja, meninas :)

Lá em casa é tudo ao contrário: eu tenho profissão de homem e o JP de mulher :P Ele faz o comer e põe a roupa a lavar :)

Ele é que sabe que é dia 7 e diz-me e conta os meses, e sabe quando foi o ultimo dia da minha menstruação, e sabe que eu estou grávida (e avisa-me :P ) e ele é que disse em que dia é que a Guigas ia nascer e nasceu! :) E ele faz-me imensas surpresas que eu não mereço...

... porque sou desleixada, distraída, choné, desastrada, sei lá...

Mas por isto tudo e MUITO MAIS: eu é que agradeço estes 99 meses! :)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A mala para a maternidade

Na maioria dos sites de bébés diz que deve fazer-se a mala do bebé às 30 semanas. Quando foi da Guigas como fizémos uma preparação para o parto mais longa, fizémos quando a senhora falou nisso e deu um panfleto com as indicações todas e fiz logo tudo, a minha mala, a dela, estava tudo prontissimo!


Desta vez, como tínhamos a roupa quase toda, só comprámos a primeira que a Matilde vai usar e depois a primeira quando sair do hospital, foi esperar que essa roupa estivesse lavada e ir à procura da revista que tivesse a lista mais completa :)

Portanto, ontem ficou a mala da Matilde (falta a escova do cabelo e a lima para as unhas)

A minha mala é que está mais dificil, faltam imensas coisas ainda... a própria da mala (só para começar) porque de resto tenho para lá umas coisas já amontoadas. É mais ou menos: "Ah isto vou precisar vou pôr ali num monte..."

E portanto está uma baralhação de cuecas, camisas de dormir e umas coisas soltas...

Mas esta semana deve ficar pronta :)

Encontrei um site catita que tem mais ou menos o que necessitamos... Para o bébé:

• 3 babygrows - acho que temos mais - OK!


• 3 pares de meias - temos mais uma ou duas - OK!

• 3 conjuntos de interiores com calça - temos conjuntos e temos em separado - OK!

• 1 gorro - temos mais que um - OK!

• Uma manta ou xaile - OK!

• Escova de cabelo macia - FALTA!

• Chupeta – desaconselhada! - mas temos OK!

• Toalhetes de limpeza - temos OK!

• 3 fraldas de pano - só temos uma, mas posso pôr mais duas :) - OK!

• 1 saco para roupa suja - temos OK!




terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ADORO ROMÃ!

Guigas: Hum! Ervilhas
 
Papá: Não são ervilhas Guigas, é romã!
 
Guigas: Hum! Romã! Adoro romã!
 
(Depois ter comido a sopa toda e o prato de salada russa todo)
 
:)

 

Acordem-me em Julho por favor!

:)

Mergulhei aqui! 

E acho que desapareci!

Se me virem a deambular pela rua com um ar normal é, de certeza, uma miragem :)


E assim só numa de desabafo, e para não acharem que nós, contabilistas somos uns doidivanas vejam estas datas:

10/02 - Declaração de Remunerações
10/02 - IVA mensal
15/02 - IVA trimestral
20/02 - Pagamento de retenções e sobretaxas
25/02 - Envio das faturas no e-fatura
28/02 - Entrega da Modelo 10

Depois todos os meses algumas destas datas repetem e depois temos os IRS em Abril e Maio; os IRC's em Maio; as IES até 15 de Julho...

FUI!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Run, Forrest, run!

Desde que vi o Forrest Gump há mil anos que tenho esta sensação que nunca vou conseguir correr :)

A bem dizer nem gosto muito, mas também não gosto de desporto nenhum, portanto estou feita!

Quando andava na secundária fui para a aeróbica com uma colega mas depois o ginásio fechou e não fomos mais.

Entretanto, numa altura qualquer menos sã da minha vida fui fazer análises e tinha um colestrol altissímo, a médica mandou-me ir para a ginástica :) inscrevi-me num ginásio aqui ao pé de casa. E até gostava mas ficava toda partida e depois engravidei da Guigas e foi a desculpa ideal para deixar :)

Depois da Guigas ter nascido, era a barriga que ainda estava no ponto e portanto era URGENTE ir fazer abdominais lá me inscrevi noutro ginásio e ainda fui algumas vezes de manhã, outras ao final do dia. Ia sempre cheia de pressa, com muitas desculpas de ter muito que fazer... ficava lá uma meia hora :) adivinhem? Desisti, claro!

Entretanto, nestas andanças dos bloggers e através da mãe de um amigo comecei a apercerber-me que há imensas pessoas cujo exercício é... correr!

Correr, correr, correr!


Vai daí que pensei: olha que apesar de não gostares, deve ser provavelmente o unic exercício que deves conseguir fazer sózinha e à borla :)

E pronto há-de ser a minha resolução pós-parto para me ajudar a recuperar a forma e a sanidade mental. Hei-de correr!

Daqui a uns 4 meses alguém que me lembre que eu escrevi isto, sim? :)

Se eu mesmo assim fingir que não me lembro recordem-me por favor que eu gostava muito de aos 50 anos ter umas pernas jeitosas como tem a mãe do meu amigo :)


sábado, 2 de fevereiro de 2013

32 semanas :)

Já tinha escrito algures que temos uma espécie de diário da gravidez onde vamos escrevendo todos os meses o que estamos a sentir, o peso, a medida da cintura :)



Guardamos as análises, as ecografias, essas coisas para se for necessária alguma urgência está tudo ali mesmo! :)
 
Tem a vantagem de podermos ver a evolução ao longo destas semanas... ora então, estou com 55 kg (da ultima vez eram 53...) e tenho 95 cm de cintura (da outra vez eram 91).
 
De resto temos:
 

Está grávida de 32 semanas – já só faltam 56 dias!

A ponta dos dedos das mãos e dos pés está agora coberta com unhas.

Por esta altura, o bebé pesa cerca de 1,8 kg e tem pouco mais de 43 centímetros. As unhas das mãos e dos pés já cresceram completamente. Alguns bebés já têm uma boa cabeleira; outros têm apenas uma penugem.
O bebé ocupa agora muito espaço no interior do útero mas o espaço confinado não lhe limita o nível de actividade. Poderá ter ouvido dizer que é normal os bebés abrandarem o ritmo com o avançar da gravidez, mas isso não é verdade. Se notar alguma redução dos movimentos do bebé, contacte o seu médico.