terça-feira, 2 de junho de 2015

Esta coisa do peso...

... das criaturas dá-me cabo do sistema.

A Guigas quando tinha dois meses perdeu peso e vai daí foi uma cegada e a mama não chega e dei-lhe suplemento e estava desaustinada porque além de ser a primeira filha queria muito dar de mamar e bla, bla.

Fiquei frustrada por ela não comer (é a que come pior ainda gora - sai à mãezinha), fiquei frustrada porque não dei de mamar como queria... uma parvoíce!

A Matilde nasceu com algum peso, comeu sempre lindamente e apesar de ter um ar gorducho tem um percentil perfeitamente normal o que não implica que não se deva ter cuidado com o que come.

A Mafalda nasceu minima mas das três é a que mais engordou em pouco mais de 20 dias. A bem dizer ela não deve ter conseguido engordar porque a mãe andava a trabalhar à maluca. 

As minhas filhas foram sempre todas acompanhadas pela mesma pediatra mas tenho amigas que sofreram um bocado nas mãos de enfermeiras chatas que passam a vida agarradas a curvas de peso e de crescimento e que só querem que as criaturas engordem, qual leitãozinho.

Enquanto são minimas é uma loucura para as ver engordar e quando são crescidas é a loucura para não comerem demais.

É um equilibrio dificil de garantir, cada vivência é sempre diferente e é uma aventura... nem à terceira consigo descansar completamente desse "peso" nos ombros que é o peso da criatura.




3 comentários:

  1. Tenho uma amiga que sofreu bastante nas mãos das enfermeiras, praticamente a acusaram de não alimentar a criança. Meu Deus, foi uma falta de sensibilidade que a deixou de rastos na altura... enfim, o que será que me espera :) está para breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito feeling natural e só ouvir quem parece ter algum bom senso. Se for preciso ajuda de outras mães tenho umas quantas amigas que "sofreram" desse booling da perda de peso :)
      Bjs e tudo a correr bem!

      Eliminar
  2. Como eu te entendo... Só tenho um e o percentil do peso tem sido uma batalha: abaixo do 5 à nascença, 50-75 no primeiros meses e em curva descendente até abaixo dos -5 outra vez. #ODEIOA CURVADOPERCENTILDEPESO

    ResponderEliminar