sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Quase do tamanho de uma ervilha

Tenho tratado de tanta coisa nestes últimos dias...

Seja em trabalho dado que o orçamento de estado 2015 trouxe mil e uma coisas com as quais os contabilistas não têm de se preocupar mas têm de fazer com que os outros se preocupem.

Na igreja estamos a preparar uma atividade que amamos de CORação, que nos ocupa imenso tempo mas que estamos a viver intensanente.

Recebemos um convite que nos deixou muito felizes mas conversa puxa conversa e aliamo-nos a uma série de maluquices. So nós!

No Bairro do Amor ultimamos a parte chata e burocrática da coisa e às vezes irrita-me não ser tão rápido como eu gostava.

Acresce a isto tudo a barriga a crescer. Está tudo a correr bem mas o meu cérebro está a ressentir-se.

Vou descansar! 😜

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Está grávida de 24 semanas – já só faltam 112 dias!

As papilas gustativas do bebé já poderão funcionar.
O bebé cresce agora a um ritmo constante, tendo aumentado cerca de 120 gramas desde a semana passada, quando tinha pouco mais de 450 gramas. Dado que tem cerca de 30 centímetros, ainda é bastante magrinho, mas o corpo está agora a “encher” de modo proporcional. A pele é fina, translúcida e enrugada, o cérebro cresce rapidamente e as papilas gustativas já poderão estar operacionais. Os pulmões desenvolvem os “ramos” da “árvore” respiratória e as células que produzem o surfactante, uma substância que ajuda a uma mais fácil insuflação dos alvéolos.
O bebé consegue agora ouvir cada vez melhor e pode mesmo senti-lo a assustar-se com ruídos repentinos e de volume elevado. No entanto, estará provavelmente a habituar-se aos ruídos rotineiros que ouve quando anda por casa, como o cão a ladrar ou o ruído do aspirador. Muitos pais recentes ficam surpreendidos pelo facto de estes ruídos não parecerem perturbar os recém-nascidos mas, se pensar bem, a verdade é que andam a ouvi-los há meses.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Eu dona de casa quase desesperada me confesso :P

A primeira coisa em que tive de dar o braço a torcer quando a Guigas nasceu foi a limpeza da casa.

Por mais que nos esforçássemos para ser nós a fazer a dita cuja era um horror... chateava-me, ficava de mau humor, não ficava nada bem limpo. Um drama!

Cedemos e contratámos uma senhora para tratar dessa limpeza.

Com o passar do tempo o que começou a acumular-se mais foi a roupa para passar a ferro. Havia alturas em que ficava 3 horas de "castigo" a passar. Ultimamente chegam a ser semanas seguidas em que passo a ferro quase todos os dias... o problema é que com as reuniões que temos mais as duas pestes em casa é difícil conseguir pôr a coisa em dia.

Já tinha pensado em pedir à senhora da limpeza para ser ela a passar a ferro só que eu sabia que no dia em que fizesse isso iria passar a bola para ela e não queria mesmo nada isso...

Podia precisar dela no momento em que o monte da roupa fossem três, mas não queria que se tornasse um hábito...

Vai daí que após ponderarmos e vermos o que realmente faz volume e que são os lençóis e toalhas, decidimos aproveitar o serviço de lavandaria que a escola das miúdas disponibiliza. Ontem chegou a primeira remessa de lençois lavadinhos, passadinhos e dobradinhos e foi só arrumar :)

O cesto da roupa continua com um tamanho aceitável (convem que eu passe se não ficamos sem roupa na gaveta) e ainda ajudamos quem precisa através desse serviço :)

O preço? O preço é bom e compensa o que poupamos nós a lavar e a secar e a passar :)




domingo, 25 de janeiro de 2015

Às vezes educar é TÃO dificil...

Hoje foi mesmo um desses dias...

A madrinha da Guigas tinha ligado durante a semana a perguntar se podia ir com ela ao teatro.

Ela tinha ido ao teatro na sexta-feira com a escola (mas não foi ver a mesma peça de teatro nem nada...)

Quando estava prestes ir ter com a madrinha começou a chorar desalmadamente que não queria ir ao teatro e não queria e não queria e não queria e lágrimas e soluços.

Tentámos tudo... era ver a Bela e o Monstro que ela adora... que tinha medo da bruxa... tapas os olhos...

Nada...

O pai disse-lhe que ia deitar o CD da Bela e o  Monstro fora e ela disse que sim.

E pronto não foi com a madrinha...

Percebi só depois que a madrinha até tinha comprado os bilhetes portanto vai ter de tirar o dinheiro do mealheiro dela para dar a madrinha.

E à tarde era também a festa do primo na Micolandia... a Matilde foi lá para dentro brincar e ela não pôde ir... Ficou do lado de fora, a ver pelo vidro (quase parecia tortura, mas não íamos prejudicar a irmã por causa de uma birra dela, não é?).

Foi muito, muito, muito dificil não ceder e deixá-la ir brincar mas pronto, espero que não se esqueça do castigo e pelo menos perceba que birra sem explicar os motivos e sem sofrer as consequencias não existe... Enfim!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

É 4ª feira!

ESTÁ GRÁVIDA DE 23 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 119 DIAS!


mDance pela casa – o bebé pode já sentir o seu corpo a mexer.


O bebé tem mais de 28 centímetros e pesa cerca de meio quilo. É possível que agora já sinta os seus movimentos, por isso ponha música divertida e dance pela casa. Independentemente da etnia do bebé, nesta fase a pele é vermelha e enrugada e será provavelmente cor-de-rosa ou avermelhada ao nascimento. Os vasos sanguíneos visíveis através da pele transparente do bebé estão na origem desta coloração. A tonalidade definitiva da pele desenvolve-se ao longo do primeiro ano.
Os vasos sanguíneos nos pulmões do bebé estão a desenvolver-se para o preparar para a respiração, mas vão ser precisos ainda muitos mais meses para completar o desenvolvimento pulmonar. Os pulmões são o último órgão a completar o desenvolvimento nos bebés. É por esse motivo que os bebés prematuros (que nascem antes das 37 semanas de gestação) têm muitas vezes dificuldade em respirar. Um bebé que nascesse esta semana poderia sobreviver com a ajuda de cuidados médicos intensivos, mas o risco de complicações graves seria muito elevado.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Se eu não tivesse carro era...

 ...rica, pá era rica!

Já perdi a conta ao numero de vidros que já parti e ao numero de  pneus que já furei...

Em ambos os carros :)

Normalmente é à vez: ora um ora outro, e sempre intercalado: uma vez o vidro na próxima no pneu.

Portanto no Natal furámos o pneu do Peugeot, agora andava eu sempre a caminhar para a bomba para ir encher o pneu do Citroen. Estava sempre em baixo, hoje lá me decidi a ir com ele à oficina.

Resultado: Pneu rebentado, tem de trocar os dois!

Amorzinho, escreve aí na agenda: a próxima coisa são os vidros :)


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

E eu babadissima!

Ontem estavam as duas juntas no banho.

A brincar todas contentes.

Guigas diz: Adoro-te Matilde! 

Abraça a irmã e dá-lhe um beijo.

E a irmã devolve o beijo.

(E eu a ver aquela ternura e a desejar que sejam assim para sempre)

A vida é do caraças :)

Cada vez me convenço mais disso!

Este fim de semana foi tão bom, tão intenso, tão cheio, tão...

Às vezes andamos numa correria tão louca que nem nos apercebemos de tudo o que se está a passar à nossa volta. De vez em quando temos uns baques na vida que nos alertam para não permitir que deixemos a vida andar ao sabor do vento.

Este fim de semana foi brutal! Rodeados de amigos, os mesmos amigos que nos acompanham a cada hora desde sexta a noite, em atividades diferentes, em festas, em convivio, em trabalho. Tão bom partilharmos tanta, tanta coisa juntos... Lazer, trabalho até nos "fartarmos uns dos outros" como dizemos em jeito de brincadeira com medo de que se torne verdade.

Este fim de semana foi brutal porque tive um almoço de família adiado há meses mas que fazia tanta falta. Às vezes afastamo-nos das pessoas mais próximas de nós em sangue porque vivemos longe, porque nos dedicamos a todas as outras atividades e porque não temos justificação.

Este fim de semana foi brutal porque démos, em familia, com amigos e em paróquia o primeiro passo fisíco para uma atividade que gostamos de CORação :)

E foi ainda mais brutal porque terminou com o chegar bem junto de Deus... tanto que as lágrimas chegam aos olhos sem explicar. Tanto porque finalmente consegui estar um minuto com uma pessoa de quem morria de saudades, que me faz tocar a eternidade, numa celebração que em um segundo me encheu e preencheu TANTO que perante a presença de Deus não se consegue dizer nada, sentir nada, só estar ali no face a face.

Fim de semana do caraças este...


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Pior que o Monte Everest de roupa que tenho para passar...

Foi ter ido para casa mais cedo ontem.

Estar a passar a ferro, as miúdas mesmo ao meu lado. Olho para o ferro e vejo umas chamas dentro da caldeira.

Um cheiro a queimado e fumo a sair de lá de dentro...

Dizia a Guigas: ai mãe cheira a fogo!

Toca a desligá-lo e a pô-lo no lixo.

Este ferro não passa mais cá em casa e agora? O monte Everest continua a crescer! :D

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Consultório!

ESTÁ GRÁVIDA DE 22 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 126 DIAS!a os dentes de leite e definitivos) já lá estão.

O bebé tem agora o aspecto de um recém-nascido em miniatura, com 27,5 cm e cerca de 450 gramas. A pele continuará enrugada até o bebé ganhar peso suficiente para a preencher e a penugem fina (lanugo) que cobre a cabeça e o corpo é agora visível. Os olhos já se desenvolveram, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha a pigmentação.
O pâncreas, essencial para a produção hormonal, desenvolve-se igualmente a um ritmo constante. Os lábios tornam-se mais nítidos e começam a surgir os primeiros sinais da presença de dentes, sob a forma de rebentos abaixo da linha das gengivas. Só deverá ver o seu primeiro dente quando o bebé tiver 4 a 7 meses de idade, a menos que seja um daqueles casos raros em que nasce já com dentes.

Presente para a Mafalda

Não é por mal mas ainda nem realizei muito bem que dentro de mais ou menos quatro meses terei uma bebé no colo :)

Ainda por cima esta altura no trabalho é mesmo boa para pensarmos em pormenores extra orçamento de estado e tabelas de IRS e essas tretas...

Vai daí que, se em termos de roupas até temos a vida muito facilitada, falta comprar o resto. Chegou um talão de desconto em fraldas que já vai ser aproveitado :) e ontem ao visitar a Pulguinhas comprei o kit para a banho.

Contém: shampoo, creme, água de colónia e toalhitas. Tudo com o cheirinho Pulguinhas que tanto gosto :)



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Um susto daqueles...

Ontem andámos a arrumar as coisas do Natal...

Como aquelas miúdas parece que têm bicharocos carpinteiros, estava eu na sala a varrer restos de árvore e o pai a tentar levar a tralha toda para a arrecadação.

Elas as duas feitas tontas a atrapalhar no hall de entrada. O pai diz a Guigas para fechar a porta, a Guigas fecha e... dedo da Matilde entalado. E a miúda não conseguia tirar o dedo...

Eu ouvia chorar mas achei que era porque o pai tinha fechado a porta. Começo a chamá-la a dizer para ele me vir ajudar a varrer.

Vem a Guigas em pânico ao gritos a dizer que a Matilde está entalada.

Eu levanto-me a correr, vejo a miúda com o dedo metido na porta, abro e está o pai do lado de fora a aperceber-se que não tinha chave para abrir rapidamente...

Enfim...

Agarrámo-nos cada um a uma porque à Matilde doía-lhe o dedo mas à Guigas doía-lhe a alma por ter entalado a irmã.

Um susto daqueles, mas ficou tudo bem. Fizeram as pazes e hoje de manhã o dedo nem sequer estava negro... 

domingo, 11 de janeiro de 2015

Apresento a Mafalda!

Mexida, amorosa, a fazer o pino (espero que se mantenha assim) e com uma família muito feliz à espera dela 😊

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Coisas do coração!

Quando embarcamos num sonho que até nem era nosso mas que aos pouco vemos ganhar forma e tornar-se um projeto bonito.

Há uns tempos tinha partilhado que trabalhar com contas me tornava pouco humana e aos poucos fui arranjando formas de colocar à disposição a minha sabedoria nas contas ao serviço dos outros, e para o bem do próximo :)

Aqui está a breve apresentação do Movimento 12x12 :) 

Vamos tornar a vida de 12 famílias mais bonita! Quem quer ajudar?


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Consultório - Boa tarde! :)

ESTÁ GRÁVIDA DE 21 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 133 DIAS!

Prevenir os ataques de acne e aliviar o desconforto de veias varicosas.
Nesta fase, é provável que se sinta bastante confortável. Ainda não está muito grande e as queixas e incómodos habitualmente associados ao início da gravidez já desapareceram, na sua maioria. Descontraia e aprecie enquanto pode – com o terceiro trimestre virá um pouco de desconforto, já que transporta dentro de si um bebé quase de termo.
Mas isso não significa que não tenha agora alguns pequenos contratempos pela frente. O aumento da produção de oleosidade na pele pode ter provocado um acne ligeiro, por exemplo. Para ajudar a controlar as exacerbações, seja diligente e lave bem a pele, duas vezes por dia, com água e um sabonete suave. Não tome medicamentos para o acne – nem aplique produtos tópicos anti-acne – sem consultar primeiro o seu médico.
Está igualmente mais susceptível ao aparecimento de veias varicosas (vasos sanguíneos inchados), especialmente se a sua mãe também as tiver. Isso acontece porque, durante a gravidez, as veias das pernas estão sujeitas a uma maior pressão. (O volume sanguíneo aumentou e o útero pesa sobre a veia cava inferior, a grande veia que devolve ao coração o sangue da metade inferior do corpo.) E como se não bastasse, um aumento da hormona progesterona relaxa as paredes dos vasos sanguíneos e, por isso, à medida que o bebé e o útero crescem, as veias podem ficar cada vez mais salientes. As veias varicosas agravam geralmente em cada gravidez e, embora seja mais provável o seu aparecimento nas pernas, também podem aparecer na vulva.

Ferramenta cara, mas útil :)

Passámos umas noites difíceis com as miúdas cheias de febre e o diabo a sete... um mau bocado que, felizmente, já passou!

A Margarida até é mais ou menos pacifica, mas a Matilde não deixa nem por nada medir a febre e portanto ficamos um pouco naquela de dar o benuron ao acaso e esperar que ela fique mais fresca.

Quando fomos à pediatra a senhora mediu-lhes a febre com um termómetro com infra-vermelho que aponta à testa e diz quanto é que eles têm de temperatura :)

A minha cabeça começou logo a fervilhar é que a Matilde é insuportável para medir a febre e aquilo dá mesmo um jeitaço. Vai daí fui à farmácia, perguntei, foi caro, mas comprei. 

O nosso não é bem igual ao da médica porque tem de se colocar na testa e fazer deslizar, mas é maravilhoso! Em segundos, temos a temperatura e elas nem se queixam nada :)


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Desilusão com pessoas...

Há uns tempos tinha escrito aqui a história de uma cliente que misturou a vida pessoal com a profissional e deu uma trampa do caraças...

A dita senhora é representante de uma IPSS mais ou menos conhecida, que mesmo nessa instituição tem metido os pés pelas mãos e afastado muitas pessoas que lhe faziam bem. Na altura da grande confusão pensei: eh pá como é que é possível que ela tem 40 anos e toda a gente se zanga com ela... não consegue discernir que não é toda a gente que está mal?

É que eu com bem menos idade que isso já tive essa capacidade de perceber que há guerras que não se compram porque não são precisas... 

Pois que hoje recebi um mail do novo colega a dizer que o contataram para me substituir. Ela que ficou tão ofendida por eu não ter falado com ela sobre uma questão de um cliente comum onde ela tinha colocado o lugar à disposição...

Ela que está à frente de uma IPSS que ajuda crianças, que recebe dinheiro do Estado, para a qual trabalho há anos, sem uma única falha, resolvendo inclusivé problemas da TOC anterior com quem também se chateou...

Ai, se eu pudesse mudar o mundo... se eu pudesse...

P.S. - Queridas filhas ouçam o que a mamã diz: contabilista não é profissão...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Com o devido agradecimento!

Que ainda não tinha feito à Ana Sofia e à Rosa da Bebés & Mimos!

Ano Novo também é sinal de cadernos em branco para começar a escrever, a ter ideias, a magicar.

Este já tem duas páginas escritas com ideias para o Bairro do Amor :)

Espero completá-lo e escrevê-lo todinho como um sinónimo de completar também uma parte de mim.

Obrigada!

Bom Ano?!?!

Ontem pus esta foto no face... Tirei-a ao jantar, miuda super bem disposta.

Mais à noite, antes de ir dormir, começa a ficar murcha, mesmo a adivinhar uma boa noite. Assim foi: febre, choro, rabugisse...

domingo, 4 de janeiro de 2015

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo

Terminei o ano com uma discussão brutal com um cliente (daqueles que tem uma loja ali na esquina mas acha que é dono da Sonae)... Disse à Guigas: - Olha filha, não queiras ter a profissão da mãe!

Disse-lhe isso enervada com o momento mas com uma profunda convicção... que raio de profissão em que somos moços de recados dos senhores das finanças e temos de levar com a frustração de gente que quer é fugir aos impostos e que passam a vida a fingir que não têm dinheiro.

Há muitos, muitos anos disse ao meu marido (acho que ele até era só meu amigo na altura) que gostava de descobrir qual a forma que Deus queria que eu pusesse a minha profissão ao serviço dos outros.

Durante anos (dez?!?!) fui-me perguntando, fui vivendo, fui procurando. Quando achava que era por ali, muitas vezes voltava a trás e percebia que não era...

Mas acho que já descobri!

Acho que é esse o desejo que tenho para 2015 :) conseguir colocar a minha profissão ao serviço do outro. Genuinamente, com gosto, sem gente frustrada e com verdade!

Aliado a tudo o que já tenho e que é tão bom: familia, amigos, saúde :) será um 2015 em grande! Tenho a certeza!