quinta-feira, 30 de abril de 2015

Esta agora quer ser crescida!

Hoje de manhã ao pequeno almoço:

Mãe: - Docas já comeste tudo?

Matilde: - Não é Docas, mãe é Patidi!


quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESTÁ GRÁVIDA DE 37 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 21 DIAS!

Já tem um bebé de termo!
Parabéns!
A sua gravidez é agora considerada uma gravidez de termo – o que significa que o bebé, em termos de desenvolvimento, está pronto para viver fora do útero. O bebé pesa provavelmente por esta altura mais de 2,7 kg e mede entre 48 e 51 centímetros, da cabeça ao calcanhar. Se sofrer de pré-eclâmpsia, o seu médico poderá ter recomendado a indução do parto esta semana.
Muitos bebés têm uma farta cabeleira à nascença, com caracóis com um comprimento de 1 a 4 centímetros. Mas não fique surpreendida se o cabelo do bebé não tiver a cor do seu. Os casais de cabelo escuro ficam por vezes muito espantados quando têm filhos de cabelo louro ou ruivo, e os casais de cabelo claro têm sido surpreendidos por perfeitas imitações do Elvis. Além disso, como é evidente, alguns bebés parecem quase carecas ou apresentam apenas uma ligeira penugem.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Hoje estou assim...

... em modo só a parvoíce me salva!

A Matilde chorou horas durante a noite, contorceu-se com dores, não percebíamos o que tinha... eram cólicas! Só hoje fez cócó umas dez vezes...

Por aqui, a vontade de deixar o trabalho todo feito, o desejo de que algo corra bem e a mistura de sentimentos que é o cansaço e o pensar positivo, deixam-me assim :)

Na sexta, enquanto esperávamos pelo pai pusémo-nos a fazer disparates, já me arrancou um belo sorriso, esta foto!


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Partida, lagarta, fugida!

Aberta a época das caminhadas. Tem de ser e o que tem de ser tem muita força!

Hoje comecei a andar a pé :) Quando foi da Matilde tinha começado um pouco mais cedo mas também sabíamos à partida que a médica ia provocar o parto mais cedo.

Desta vez, em principio, vai correr tudo dentro dos prazos por isso esta semana chegamos às 37 semanas e começamos numa de caminhar. Tem de ser, tem de ser! 

domingo, 26 de abril de 2015

Recuei no tempo e tudo!

Guigas: - Mãe, quando tomas banho também ficas com os dedos assim?

Eu: - Sim, é da pele estar muito tempo dentro de água.

(Ainda me lembro de estar esta pergunta no livro dos porquês)


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Olhei para os pés

E verifiquei que estao inchadissimos.

Os meus pezinhos de cinderela sao daqueles que se ve o tornozelo e o calcanhar está delineado. Pois que isso agora não existe...

É um pé amorfo, inchado e que dói...
Ja esta em cima da almofada a descansar para voltar ao sitio.

O que se passa com a amizade?

Tenho um amigo que partilhou este video comigo e mais um grupo de amigos :)



Não o vi logo porque quando vi a publicação estava no telemóvel e só hoje é que fui mesmo ver...

Já partilhei aqui algumas vezes que "a vida levou para longe pedaços e o tempo deixou o sabor do cansaço"... perdi alguns amigos porque a vida os levou para longe.

Podem contar-me a história de que se foi assim não eram bons amigos beca beca... não é verdade! Há um ou outro ou outro que eram mesmo bons amigos, mas a vida conspirou contra essa amizade e perdi-os.

Alguns encontrei no facebook  mais tarde, mas agora passados tantos anos parece que já não somos nós... De alguns tenho muitas saudades, mesmo muitas...

É capaz das hormonas me estarem a dar a volta, né?

quinta-feira, 23 de abril de 2015

What???

Acabei de ver nas noticias que o Kurt Cobain morreu ha 21 anos.

E eu lembro-me perfeitamente disso?!?!

I god!

Nao o admirava nada... Mas gostava muito de Nirvana nos meus tempos de adolescência tresloucada.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

36 semanas e o carro avariado

Novamente!

Deve ser para eu nao vacilar na questão de ter de andar a pé!

ESTÁ GRÁVIDA DE 36 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 28 DIAS!

Ganhar peso (cerca de 30 gramas por dia) é a principal prioridade do bebé.
O bebé continua a ganhar peso – cerca de 30 gramas por dia. Pesa agora um pouco mais de 2,7 kg e tem cerca de 48 centímetros de comprimento. Está agora a perder a maior parte da penugem que lhe cobria o corpo, bem como a vernix caseosa, a substância cremosa que tem protegido a pele durante a sua submersão em líquido amniótico. O bebé engole estas duas substâncias, juntamente com outras secreções, as quais se manterão nos seus intestinos até ao nascimento. Esta mistura escura, que se chama mecónio, constituirá as suas primeiras fezes.
No final desta semana, já será considerado um bebé de termo. (Os bebés que nascem entre as 37 e as 42 semanas são considerados bebés de termo; um bebé que nasça antes das 37 semanas é um bebé pré-termo e, após as 42 semanas, é um bebé pós-termo.) O bebé está agora muito provavelmente virado de cabeça para baixo, a melhor posição para um parto sem problemas.
No entanto, se, na próxima semana, o bebé não tiver dado a volta, o médico poderá sugerir a marcação de uma “versão cefálica externa”, que é uma forma sofisticada de dizer que tentará virar o bebé manualmente, empurrando-o a partir do exterior da barriga.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Hoje recebi uma boa noticia!

Nasceu uma bébé daquelas gira que dói :) fico mesmo contente com noticias de bébés a nascer.

É aquela coisa da solidariedade de grávida!

A nossa, esperemos que continue por aqui sogadita que está muito bem... Esta semana começamos as caminhadas.

Para a malta que queira saber quando nos visitarem quando ela nascer precisamos de bodies de manga curta. Quer dizer se o tempo continuar assim não precisamos... mas se ficar calor é disso que se precisa :P


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pumbas! Só assim: em lágrimas e uma lição brutal!


Brutal, sem palavras e em lágrimas...


TESTEMUNHO
A família e o sofrimento
<<
1/4
>>
Imagem
Casados há 17 anos e com 4 filhos recebemos no Verão passado, sem aviso prévio ou antecedentes familiares, a notícia de que um dos nossos filhos, então com 6 anos, tinha um cancro. Nestas linhas tentamos partilhar alguns pontos da nossa experiência em família da vivência desta situação.
Não nos parece que a questão que mais nos tenha ocupado tenha sido “porquê o nosso filho?”. Ao entrarmos no IPO demos de caras com todo um mundo novo, com uma concentração de sofrimento por metro quadrado que tornaria redutora e egoísta a pergunta “porquê o nosso filho?”. A fazer alguma pergunta seria “porquê a todos estes miúdos?”. Não tivemos (não temos) uma resposta a essa pergunta e nem sabemos se está ao alcance do entendimento do homem. Mas a experiência de sofrimento que atravessámos deu-nos muitas outras respostas, alertou-nos para outras perguntas, trouxe-nos luzes, abriu-nos horizontes, fez-nos redescobrir o nosso filho e reinventar a nossa relação com ele… É difícil sintetizar tudo o que a experiência nos trouxe e, na verdade, ainda estamos lentamente a tomar consciência daquilo que vivemos (passaram 9 meses, o nosso filho terminou tratamentos, estando agora sob vigilância, mas ainda estamos na descoberta do impacto em nós de tudo o que vivemos).
Durante estes meses de doença do nosso filho chegou-nos às mãos o livro de Pablo D´Ors “Viver, Amar, Morrer” sobre a doença de África Sendino. Nesse livro encontrámos esta frase: “Por fim, compreendo que a providência divina não é uma simples formulação, mas uma realidade quotidiana que me aguarda no rosto dos meus amigos. E vejo, como num espetáculo grandioso, até onde pode chegar a bondade de quem me rodeia”. Talvez aquilo que mais de fundo temos para partilhar é que, apesar de tudo o que vemos à nossa volta, a bondade anda espalhada pelo mundo. A nós chegou-nos das mais variadas formas. Recordamos, vamos recordar sempre, os que continuamente nos enviaram mensagens, os que tomaram conta das nossas outras filhas, os que nos visitaram, os que nos revezaram no IPO para que pudéssemos descansar ou jantar, os que rezaram (muitos nem sabemos os seus nomes), os que nos abraçaram, os que connosco choraram e riram, os que nos ajudaram em alterações logísticas em casa, os que enviaram medicamentos e presentes do estrangeiro, os que nos substituíram no trabalho, os que gastaram tempo a estudar e a pedir informações médicas, os que fizeram traduções, os que nos acolheram em férias, os que prestaram cuidados médicos, de enfermagem ou de apoio no IPO… No meio de uma situação muito complicada e envolvidos num ambiente em que vimos situações muito duras ficou para nós uma experiência muito grande da bondade. E o suporte que recebemos da nossa família, dos nossos amigos e da comunidade de que fazemos parte permitiu que o nosso filho tenha passado por momentos muito bons e que seja globalmente boa a sua perceção deste tempo.
O tempo que passámos no IPO permitiu-nos também fazer uma experiência única de proximidade com pessoas que até então nos eram totalmente desconhecidas, ver corações a alegrarem-se e a sofrerem com as alegrias e os sofrimentos dos outros, ver como é possível estar em comunhão quando a fragilidade humana faz cair as barreiras (culturais, sociais, intelectuais, financeiras, religiosas, …) que normalmente nos separam. Quando vemos o nosso filho deitado numa cama ao lado de outros, quando vemos o olhar ansioso de uns pais enquanto aguardam os resultados de um exame do seu filho, ou quando vemos um avô a cuidar de um neto como se fosse pai segunda vez, damo-nos conta de que somos todos parecidos, todos frágeis mas também todos preciosos, com uma grande capacidade de amar, todos filhos do mesmo Deus.

texto escrito por Inês e Miguel Madeira

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Serão bom mas bom!

Não me lembrava da última vez que fomos ao cinema. Lembrava-me que aqui há uns tempos tentámos ir, mas estava tanta gente na fila que desistimos...

Fomos ontem!

Achei que ia morrer de sono, achei que não ia aguentar, mas não... foi óptimo, soube tão bem, gostei tanto do filme :) Não fosse ter um fim de semana tão atribulado, acho que iria outra vez :P

Mas não e pronto... agora não sei quando vou novamente :P


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Prontinho!

Malas à porta para se houver algum imprevisto, esperamos que seja tudo mais ou menos sossegadinho.

A mala é da Pulguinhas, claro está (cada princesa tem a sua) e o kit é o que se vê.

Não segui lista nenhuma (ao terceiro filho, já nem liga a essas coisas) meti lá para dentro aquilo que acho que vai fazer falta e se precisar de mais alguma coisa logo peço ao pai para levar :)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Uma pessoa...

Tem os pais fora e combina um almocinho com o maridinho junto à praia feliz da vida.

Uma pessoa vai à Pulguinhas comprar coisas muito giras para a baby e que mostra mais tarde :) e quando volta para o carro, o mesmo está morto... não pega!

Uma pessoa foi ao Estoril para ir almoçar e vai almoçar feliz da vida, na mesma...

Volta para junto do carro e ele pega :D (YUPI!), só o volta a desligar à porta da oficina onde ele deixa de pegar novamente...

Espero ansiosamente que me digam de que mal é que ele padece...



ESTÁ GRÁVIDA DE 35 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 35 DIAS!

Na sua maior parte, o desenvolvimento físico está concluído.
O bebé está a ficar grande. Pesa um pouco mais de 2,200 kg e tem quase 46 centímetros de comprimento, da cabeça ao calcanhar.
Naturalmente, ainda está enroscado dentro de si: está a ficar tão apertado no seu útero que o bebé já não está na verdade a flutuar e já não é provável que consiga dar grandes voltas. Mas um espaço mais confinado não significa que se mexa menos; o bebé deverá continuar a dar pontapés com a mesma frequência de sempre. Se notar uma redução dos movimentos, fale com o seu médico. Os rins do bebé estão agora totalmente desenvolvidos e o fígado consegue processar alguns resíduos.
A maior parte do seu desenvolvimento físico está agora concluída – as próximas semanas servem apenas para ganhar peso.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Importante!

Há iniciativas que devemos divulgar :) mesmo, mesmo!

Quando há um ano e muito pouco estive no funeral do Fernando Castro, pai das família numerosas (ainda longe de imaginar que ao fim de uns meses estaria inscrita na associação) e ouvi o irmão dele dizer que devia haver o dia do irmão pensei: ora aí está, devia mesmo!

Para mim, podia haver não sei quantos do irmão... o dia 4 de abril quando eu passei a ser irmã ou o dia 19 de março (que mesmo sendo dia do pai) foi o dia em que dei uma irmã à Guigas :)

O Amor de irmãos é um amor para sempre, inexplicável, recíproco e feliz. É e sempre será!



Ela ainda anda por aí

Já tinha dito que a minha veia de Clotilde estava a voltar...

Entre uma coisa e outra que não pode ainda ser revelada, muito trabalho e miúdas doentes e sei lá que mais, ontem fiz a primeira peça para a Mafalda.

Digam lá que não ficou amoroso o chapéu?

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Hora do almoço

Normalmente almoço em casa dos meus pais. Quando eles vão de férias tenho de ir comer porcarias e aí qualquer lado...

No outro dia fui comer no Continente Modelo :) estava tão sossegadinho que eu conseguia ouvir a música que estava a dar... lembrei-me logo daqueles estudos que a malta do marketing faz a dizer que a musica que eles colocam é diferente conforme as horas do dia e as luzes.

E é mesmo... consegui passar um bocadinho bem agradável.



Um desafio!

Vânia não me conhece e perguntou-me se eu sou pessoa de aceitar um desafio... Então não sou???

Ainda mais porque nem estava à espera de ver assim o nome do meu bloguezito da tanga noutro blog :) Eh pá até me senti assim um blog à séria!

Ora então, o desafio consiste em cumprir a seguinte lista de tarefas:
1. Escrever onze factos sobre nós próprios.
2. Responder às perguntas que nos colocaram.
3. Nomear onze blogs com menos de duzentos seguidores.
4. Fazer onze perguntas a esses blogs nomeados.
5. Colocar a foto do Liebster Award no post e respectiva tag.
6. Enviar o link do post a quem te nomeou.

Como eu dizia nos meus tempos de criança: "Partida, lagarta, fugida" :P
1. Escrever onze factos sobre nós próprios.
1. Odeio dizer bom dia
2. Não sou simpática
3. Detesto responder a sms
4. Sou uma amiga para a vida
5. Detesto ouvir música em altos berros
6. Adoro o cheiro da terra molhada
7. A minha semana preferida do ano é a Semana Santa
8. O dia mais feliz da minha vida foi o dia do meu casamento
9. Adoro comer morangos
10. Sou a pessoa mais distraída que eu própria conheço
11. Sou mãe

2. Responder às perguntas que nos colocaram.
1 - Como te imaginas na velhice? - com a imagem que tenho agora (LOL como se fosse possível) mas com uma casa cheia de gente!
2 - Como é para ti passar um dia perfeito? - Com a familia a receber mimos e a brincar
3 - O que é para ti a felicidade? - É o hoje!
4 - O que é que te assusta mais do que tudo? - Não há muita coisa que me assuste assim, eu confio muito em Deus e mesmo que aconteça algo que eu não goste ou não esteja à espera, confio!
5 - És pessoa para ter animais de estimação? - Não, não... sou alérgica a qualquer bicho.
6 - Que loucuras já fizeste por amor? - LOL! Casei com o meu melhor amigo! ;)
7 - Que país gostarias de conhecer? - Que gostaria mas que nunca lá irei? Não sei, acho que a Antártida!
8 - Que sonhos tens para concretizar? - Ir para o céu.
9 - Há alguma música que nunca te canses de ouvir? - Há muitas, muitas!
10 - Qual o filme com que te identificas mais? - São tanto! Adoro quase todos da Julia Roberts
11 - És mais pessoa para gostar do dia ou de noite? - Para gostar do dia, de noite é para dormir coisa que muito prezo :)

3. Nomear onze blogs com menos de duzentos seguidores.
Esta assim não consigo porque os poucos blogs que consigo seguir são daqueles que toda a gente segue mas tive o previlégio de conhecer há pouco tempo algumas pessoas assim mais como eu e cujos blogs não são assim tão famosos e vou nomeá-las:
A Filipa com o seu Transparente: http://filipanet.blogspot.pt/ - dona de um humor daqueles mesmo verdadeiro!
A Flávia e o seu Pop-less: http://pop-less.blogspot.pt/
A Joana e sua Casa cheia: http://umacasacheia.blogspot.pt/
A Mónica minha querida amiga secreta Mamã Martinho: https://mamamartinho.wordpress.com/
E a Bruxa Mimi que me acompanha e a quem não tenho acompanhado nada? :P http://alheiaatudooutalveznao.blogspot.pt/

E não sei mais :P...

4. Fazer onze perguntas a esses blogs nomeados.
1. Qual o teu dia preferido?
2. Doce ou amargo?
3. Viagem de sonho?
4. Musica sobre ti?
5. Livro da tua vida?
6. És mais de letras ou de numeros?
7. Frase da tua vida?
8. Sol ou chuva?
9. Gostas de animais?
10. Qual a tua cor?
11. Filme da tua vida?

5. Colocar a foto do Liebster Award no post e respectiva tag.



6. Enviar o link do post a quem te nomeou.
Muito obrigada pelo desafio Vânia :) Vou continuar a contar com as tuas visitas e com estes desafios!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Hoje vi a miuda...

... Continua óptima :)

Senhora doutora mandou descansar para ela crescer mais um bocadinho.

Daqui a três semanas começamos a fazer ctg...




quarta-feira, 8 de abril de 2015

ESTÁ GRÁVIDA DE 34 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 42 DIAS!

Os pulmões do bebé estão bem desenvolvidos.
O bebé pesa agora cerca de 2,150 kg e tem provavelmente pouco mais de 45 centímetros do topo da cabeça à planta dos pés. O sistema nervoso central está ainda em fase de amadurecimento, mas os pulmões já se encontram bem desenvolvidos. E esta é uma boa notícia caso decida nascer mais cedo do que o previsto.
Caso a ideia de parto prematuro tenha sido para si causa de ansiedade, ficará satisfeita por saber que 99% dos bebés com este tempo de gestação conseguem sobreviver fora do útero – e a maioria não apresenta problemas a longo prazo relacionados com a sua prematuridade.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Se este blog fosse...

Um baby blog à séria eu tinha mostrado os modelitos da Páscoa das princesas com imensa antecedência e mostrava aqueles links todos e lacinhos e coisinhas giras que as miúdas têm direito.

Não é!

Comprei na Zippy em promoção!

A parte de cima igual para as duas:


A parte de baixo: 

Saia para a Matilde

Calções para a Margarida

Na cabeça já nem me lembro muito bem o que lhes pus :) mas estavam amorosas!

Trocas e baldrocas

Depois de imensas trocas e baldrocas e ecografia neste dia, depois muda para aquele e quantas semanas e o diabo a sete, acabei por ir fazer a ecografia ontem com um médico que nunca vi e noutro sitio completamente diferente...

Ter de fazer este tipo de exames em alturas tão concretas e sendo estas alturas Natal e Páscoa complicou a coisa nesta gravidez. Mas também à terceira o espírito é um bocado vamos ver se está tudo bem e pronto!

Vai daí que a miúda continua de cabeça para baixo :) e é uma baby com 2.200 gramas de gente... percentil 25 para não custar muito a sair (a Matilde continua a ser a gorda lá de casa). Ah! E confirmadinho pelo terceiro médico diferente: é uma menina!

Dado que neste fim de semana ouvi pérolas do tipo: "Tens a barriga tão grande, não são dois?" ou "É mesmo barriga de menino... o meu filho também foi menina até nascer!" e "Falta um mês e meio? Ah não aguentas!"

De maneiras que é isto :) Vamos preparar a mala da maternidade!


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Não contem a ninguém, sim?

Muito menos à minha médica, mas na quinta feira lanchei na Nut'chiado :)

Aquilo é qualquer coisa do demo... 

Mesmo, mesmo!


sábado, 4 de abril de 2015

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Nem tudo é mau!

Temos recebido presentes!

Para as princesas todas em especial a baby.

Hoje tivemos um diazaço em família.

Estamos a viver uns dias brutais... Adoro a semana santa!

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ESTÁ GRÁVIDA DE 33 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 49 DIAS!

O bebé está perder a sua aparência enrugada de “alienígena”.
Esta semana o bebé pesa pouco mais de 1,8 kg e mede um pouco mais de 46,5 cm da cabeça ao calcanhar. Graças a este recente aumento de peso, está agora a perder aquela aparência enrugada de “alienígena”. A maioria dos ossos do bebé estão agora a ficar duros, mas o crânio ainda é bastante maleável, com elementos separados por espaços. Esta estrutura flexível permite comprimir a cabeça do bebé de modo a passar pelo estreito canal de parto.
A pressão sobre a cabeça durante o parto é tão intensa que, em muitos bebés, o formato da cabeça é cónico à nascença. É um efeito totalmente inofensivo, normal e temporário. A cabeça do bebé rapidamente assume uma forma mais arredondada, embora as placas do crânio só se unam completamente quando tiver cerca de 9 a 18 meses de idade.

Há dias em podíamos só ficar quietos não era?

Ponto 1 - Acordei cedo para ir fazer análises... Paguei uma pipa de massa porque alterei o seguro de saúde e disseram-me que não havia período de carência e afinal há...
Alguém que trabalhe numa seguradora que me possa explicar porque raio tenho de pagar período de carência tendo em conta que mudei de seguro dentro da mesma rede?

Ponto 2 - O portal das finanças para envio de IRS que esteve a funcionar lindamente até aqui (notem que já dava para enviar IRS's desde sexta-feira) hoje não funciona...

Ponto 3 - Quero adiantar cinco mil coisas mas estou dependente do trabalho dos outros e não consigo...

Deus me dê paciência... 

... e um paninho para a embrulhar!


Só por ser dia das mentiras :)