terça-feira, 31 de maio de 2016

Ontem fui à Feira do Livro!

Foi aquele dia em que gastamos o dinheiro todo que não se gasta em maços de tabaco :P

A Feira do Livro, para mim, é como quando ia à Feira Popular em criança. É uma alegria!

Sei de cor os corredores, desejo ver as barraquinhas, olho para os títulos dos livros. E quando chego às editoras que têm os meus autores preferidos perco-me a olhar para elas.

Se eu pudesse, se conseguisse, leria tanto, tanto!

Aproveitámos a hora H e comprei a trilogia de uma livro que uma amiga me emprestou há uns tempos e comprámos mais uns quantos.

Trouxémos de presente um livro para a Guigas sobre o D. Afonso Henriques e outro para a Matilde e elas adoraram, portanto acho que estamos a educá-las bem :) a gostar de livros e a poderem aproveitar aquilo que lhes deixarmos :)

Depois regressamos a casa, chegamos e vamos colocar os livros novos na prateleira por ler... chegamos à conclusão que temos imensos em fila de espera mas adoro esse ritual de me sentar ali a olhar para aquele mundo encantado. Um livro permiti-nos imaginar... permiti-nos viver a história daquelas pessoas com que simpatizamos ou não... Um livro permite-nos acabar a história a chorar ou a rir e ter saudades da história.

É todo um mundo que nem toda a gente percebe, mas que eu adoro!


Aos amigos :)

No outro dia li este texto da Sónia do Cocó na Fralda, que remete para um outro e em conversa com uma amiga falávamos disso de perder amigos.

Quando a Aurea falou no Alta Definição o Daniel Oliveira perguntou-lhe se ela se arrependia de alguma coisa e ela disse que foi de ter perdido um amigo. Confesso, que se fosse eu diria exatamente a mesma coisa...

Perdi vários amigos ao longo da minha vida, uns porque a vida nos afastou, outros por estupidez. E são esses que doem mais...

Não está só na minha mão a questão de manter ou não os amigos que tenho neste momento, não depende só de mim e a vida dá muitas voltas (oh... se dá!), nunca precisei de ajuda psicológica para ultrapassar este tipo de perda, mas é facto que uma das amigas que me perdi ainda tenho o vazio no coração por preencher...

Ainda penso nela, às vezes, ainda penso em toda a história e situação e penso na atitude que deveria ter tido e não tive. Não serve para me torturar nem nada, serve para não me esquecer e saber no futuro o que devo e não devo fazer. Serve para saber o que os amigos que tenho são preciosos e que não devia haver nada que nos pudesse afastar, mas há coisas que fazemos na vida que levam a isso.

Se eu fosse ao Alta Definição e o Daniel Oliveira me perguntasse de que me arrependeria dir-lhe-ia isso que me arrependo dos amigos que perdi ou porque deixei de fazer alguma coisa ou porque fiz uma grande estupidez...




segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sobre o Masterchef Junior :)

É o único programa de televisão que vejo neste momento.

Ontem, ao ver o programa um dos miúdos ensinou a receita errada a outro, que acabou por perder. Eu acho que ele perderia na mesma, mesmo com a receita correta mas mexeu comigo a atitude.

Como é que se ensina um filho a não fazer isto? Como se ensina que não se pode prejudicar os outros, mesmo que seja para nós ficarmos bem?

A dada altura, o mesmo rapaz que ensinou a receita errada ao outro diz a uma miúda que não é como ela estava a fazer. Ela olhou para ele disse que não com a cabeça e disse: não preciso que ninguém me ensine a receita. Eu sei o que estou a fazer!

E isto? Como se ensina isto a um filho? A auto-estima bem! Saber o que está a fazer sem prejudicar os outros.

É isto! Educar é muito difícil!

A limpar o jardim :)

Já tínhamos começado no feriado e terminei a tarefa ontem.

Andei a limpar o jardim... trocar flores de sitio, mudar alguns vasos, escolher flores que são para deitar fora e quais as que queremos plantar.

A pessoa que estava lá antes era daquelas que atira tudo para o canteiro e logo se vê o que dá... resultado é um maralhal de plantas todas encostadas umas às outras sem saber muito bem como sobrevivem numa aparência de harmonia que eu não acredito que exista.

Dizia-me um Sr Padre no outro dia a propósito da minha vida que as ervas daninhas não precisam de ajuda para crescer. E eu olho para o meu jardim e percebo que é bem verdade. Em dois dias andei de cócoras a limpar aquilo tudo, agora é procurar as plantas certas e colocá-las no sitio.

Vamos ficar com um jardim bem giro :) 


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Feliz Natal :P

Um dos nossos presentes de natal foi um voucher para uma refeição no Restaurante Marinha Guinho.

Fomos lá ontem. Largámos as miúdas com os avós e as tias e fomos aproveitar para namorar :)

O restaurante em si não é nada de extraordinário. Fica dentro de um condominio com umas vivendas que têm uma vista brutal e pouco mais que isso. A comida era boa e acabámos por comer muito. Depois passear, conversar sem ser interrompido, ir às compras juntos.

Foi bom!


quinta-feira, 26 de maio de 2016

A fingir que estamos na moda!

E a fazer aquela coisa girissima que é o matchie matchie :)

Não gosto de ver as miúdas de igualzinho, como se fossem gémeas, mas a condizer acho imensa graça.

Não tenho carteira, nem feitio, para gastar resmas de dinheiro naqueles vestidos e coleções amorosas que vão para as bancas das Carlotas e afins, mas este ano e porque feita tonta me esqueci de levar fatos de banho para as miúdas quando estivemos de férias, fui à Zippy e comprei a primeira coisa que encontrei.

E são tão giros que tinha comprado apenas para a Guigas e Matilde, mas já comprei para a Mafy a condizer!

Para a Margarida


Para a Matilde
Para a Mafalda



quarta-feira, 25 de maio de 2016

E finalmente, terminei o livro

Andava há meses com o livro para trás e para diante.

Gosto muito da maneira como a Isabel escreve, mas a história da Dª Teresa não me prendia e depois com a mudança de casa, tanto trabalho e tudo e tudo estava dificil de despachar a coisa.

Desta é que foi!

A ver se consigo pôr a leitura em dia, tenho dois livros de atraso :) e uma prateleira enorme de livros que o JP já leu e eu não...


Surpresa! (Este era o post de 2ª feira)

(mas o meu telemóvel embirrou que não havia de o publicar)

Não é só a Sónia do Cócó na Fralda que tem um marido que lhe faz surpresas :) eu também tenho imensa sorte!

Ora então na sexta, depois dos D.A.M.A. (que foi giro mas não me encheu as medidas), deixámos uma amiga em casa e ele diz-me: queria mostrar-te ali só uma coisa.

E eu: tá bem!

E vamos de carro... andámos, andámos, andámos...

E eu: mas vais mostrar-me o quê?

E ele pára ao pé de uma casa e diz: podes abrir o portão.

Como costumamos ter esta piada sempre que andamos ao pé de casas muito giras e enormes e que não são para o nosso bolso ri-me e nem me mexi.

E ele saca do comando e abre o portão.

Diz ele que a minha cara nesse momento foi impagável... e eu a perguntar: a sério? a sério que não vamos dormir a casa?

E não fomos! Um turismo rural de sonho aqui a três passos de casa. Levou mala escondida com tudo o que era preciso (até a depiladora). Dormimos devagarinho, acordámos devagarinho, sem horas, com um pequeno almoço simples mas delicioso e uma pausa tão, mas tão boa!

Obrigada! GMDT!


sexta-feira, 20 de maio de 2016

A recordar quando era pita... :P

Hoje vou ver os D.A.M.A.!!!

Ah pois é! Com o marido a "cortir", sem miúdas, numa saída à noite como há muito tempo não há.

Será que aguento? :P


E lá foi a outra casa!

Vendemo-la ontem :)

Depois da despedida foi a nossa primeira casa, o nosso lar. Quando casámos fomos para lá, as nossas filhas nasceram e foram para lá e fomos muito felizes no duplex :)

Cada divisão tem a sua história, a sua vida e fará parte de nós para sempre.

Na casa nova teremos outras histórias, outras aventuras, mas o duplex será a nossa primeira casa! :)










quarta-feira, 18 de maio de 2016

Matilde mais querida

A Matilde é claramente a filha do meio.

Rebelde, desobediente, sem se apegar a mãe ou ao pai...

Ontem decidimos fazer o programa da filha única.

Foi jantar connosco, compramos coisas, deu a mão aos dois ao mesmo tempo.

Foi bom poder dar-lhe mimos só a ela e ela aproveitou!

terça-feira, 17 de maio de 2016

5 anos!

Hoje fui dar uma aula aos meninos dos 5 anos da escola da Guigas!

Andam a falar sobre profissões e tive de ir lá explicar-lhes o que é ser contabilista.

O que é horrível porque é uma profissão que normalmente os adultos não gostam já que somos os arautos da desgraça do que as pessoas têm a pagar.

Depois porque é difícil explicar que quando se paga o preço de uma coisa vem lá incluído um valor que é um imposto. Depois porque as crianças nem sabem o que é uma fatura... 

Enfim...

Acho que consegui explicar mais ou menos o que era isso tudo... que consegui explicar que há impostos para tudo e mais alguma coisa... e para que servem os impostos... 

Para podermos ter hospitais, estradas sem buracos, comida para ajudar os pobres e portanto para termos isso tudo pagar impostos é... BOM!

Acho que eles perceberam e espero que quando trabalharem se lembrem disso! Toda a gente devia ter uma aula de cidadania fiscal de vez em quando. Especialmente os nossos políticos...



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ser família

Família é sermos uns dos outros.
Família é conhecermos pormenores que mais ninguém conhece.

Família é saber exactamente porque é que as nossas filhas estão a chorar e mesmo assim ter que lhes perguntar para elas aprenderem a verbalizá-lo. É saber só a olhar quando estão a ficar doentes. Quando precisam de colo. Quando precisam de mim. É saber reconhecer o choro e saber de qual delas é. E saber se é fome. Se é sono. Se é dor de barriga. Ou então não saber o que é e sentir uma angústia porque não conseguir identificar. Ficar ainda mais preocupado por não saber do que é choro, ainda mais do que pelo próprio choro!

Ser família é correr um shopping inteiro à procura do vestido que reúna as condições que as filhas deram e saber que vai agradar a mãe. Ser família é saber qual vai ser a reacção da mãe quando receber uma surpresa. É saber identificar sorrisos. É saber de costas se está a rir ou a chorar. Saber quando a vamos magoar e quando a vamos salvar. Saber quando vamos fazer rir e quando vamos fazer chorar. Saber quais os filmes, os livros, as séries, as histórias que nos unem. Aquelas que nos separam. Aquelas que não dizem nada. Saber as histórias do passado, viver os momentos do presente e querer sonhar juntos um futuro.  Saber que esse futuro não será sempre feliz, mas será a dois. Ou a 3. Ou a 5. Ou a um só. A uma só família.

Ser família é deixar-se amparar. É deixar sentir que há momentos de felicidade que devem ser festejados. Há momentos de tristeza que devem ser partilhados. Há momentos para falar e momentos para calar. Mas que todos devem ser vividos em conjunto. É saber que tudo é mais fácil quando é vivido em conjunto. É reconhecer os erros que foram feitos e querer convictamente que não voltem a acontecer. Saber destes erros quais os que se podem repetir. Porque são nossos. Porque somos nós. Mas saber quais não são nossos. Quais estragam o nosso nós. Em que devemos investir. No que devemos insistir.

Ser família é ser imortalizado para sempre assim. Sorridentes, coloridos, a olhar uns para os outros e a olhar em frente. Sem preocupações. Reconhecer na cor e no desenho os nossos traços, que são nossos e aqueles que mais ninguém vê. Porque só consegue ver quem vê o mundo assim: a cores.


Ser família é ser. É ser o pai mais forte. É ser o pai mais bonito. É ter o melhor sorriso de manhã. E é ser o melhor marido que se possa ser. É existir. E existir na existência uns dos outros. E é tão bom eu poder existir na vossa existência, minha família! 

JP

quinta-feira, 12 de maio de 2016

E a Matilde cortou o cabelo :)

Pela primeira vez! 

Peste como é foi dificil mantê-la quieta :) 

Mas levou um belo corte para acabar com aqueles nós todos que custam a pentear :)


Diz-me o que tens nos bolsos...

... e eu digo-te qual é a tua bata!

Lá em casa é assim :)

Quando as batas estão sujas usam as duas batas do mesmo tamanho. De manhã para distinguir qual é de uma e qual é da outra é fácil:

A Matilde tem sempre brinquedos e a Margarida tem sempre desenhos embrulhados.

É tão bom conhecê-las assim :)


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Voltar onde tudo começou!

Quando comprámos a nossa primeira casa, num desses dias 7 em que vamos jantar fora e aproveitar para namorar um bocadinho, fomos lá jantar.

Só tínhamos uma mesa mínima cor de laranja e uns puff's e imensas velas. Fomos comprar o take away do chinês e tivemos o nosso primeiro jantar romântico na nossa casa :)

Agora comprámos uma casa nova, e estando numa nova etapa das nossas vidas, ainda antes de vendermos a nossa primeira casa voltámos ao sitio onde a nossa família começou.

A mesma mesa cor de laranja, o take away do chinês, o mesmo local, mas agora com tantas histórias e uma parte de nós que não fica lá mas cresceu e tornou-nos em quem somos agora, hoje!

A nossa família cresceu no duplex, e engraçado ou não, nenhuma das nossas filhas foi concebida lá :) fruto de andarmos sempre a laurear pevide mas também sinal de que elas não são nossas, um dia também ganharão asas para voar, assim Deus queira.

Mudar de casa, tira-nos o sentido de familiaridade... quando penso que vou para casa, ainda imagino que vou entrar no duplex e depois sorrio por me lembrar que já não é assim.

Recordámos muitos momentos, falámos muito da nossa vida, do que queremos fazer e viver e sabemos que a frase que nos acompanhou todos os dias lá vai continuar a acompanhar-nos :)

Eu sou para sempre responsável por ti :) e gosto muito disso!




domingo, 8 de maio de 2016

1 ano de Mafalda!

Um ano de um amor maior :)

Querida Mafalda és a nossa sorte grande! Não foste programada mas és altamente amada por todos nós.

As manas enchem-te de beijos e abraços. Tu gostas do primeiro e a seguir refilas com elas.

A nossa casa está mais cheia com a tua presença e mais animada por seres tu. Vieste desmontar todas as manias que temos de pais espetaculares. 

Com um ano não gatinhas, rastejas pelo chão... mas é fácil é só meter a jeito para gatinhar e dar uma ajuda. Pois!

És a nossa filha que nos fez mudar a visão de pais :)

És meiguinha, ris-te muito mas também choras e queres mimos e colo. Há um ano que nos alegras e venham muitos mais! :)


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tia preferida!

Sou eu, claro :)

O meu sobrinho é um bébé mini :) Amoroso, pequenino, querido mesmo.

Estive com ele ao colo imenso tempo, encostadinho a mim, com aquele quentinho de bébé e o cheirinho que só os bébés dos outros têm (nas minhas não o sinto).

Não tenho saudades de ter bebes em casa, mas fico sempre rendida à perfeição e à maravilha que é uma vida assim nas nossas mãos.

Os meus sobrinhos são muito queridos e tenho pena de não poder babar-me para cima deles a toda a hora, consola-me a certeza de uma coisa: sou e serei sempre a tia preferida! :)

(sou a única :P)


quarta-feira, 4 de maio de 2016

Aventuras a mudar de casa # 2

Ao fim de uns dias de estarmos a morar na casa nova, enchi a maquina de lavar loiça cheia de convição carreguei no botão e ela... nada!

Pensei: Ora bolas, estragou-se com a mudança...

Fiquei de ligar a um técnico para ir lá, mas como estes dias têm sido complicados fui adiando.

Na sexta-feira diz-me a senhora que vai lá fazer limpeza: a sua máquina da loiça não lavou... 

E eu: Pois acho que se estragou.

E ela: Não estará fechada a torneira lá a trás.

E eu (com aquele ar de ponto de interrogação): Não sei...

Cheguei a casa e efetivamente a torneira estava fechada :)

Pelo menos não chamei lá ninguém...


segunda-feira, 2 de maio de 2016

Aventuras a mudar de casa

Ainda não partilhei algumas das aventuras que vivemos :)

Logo a primeira: no dia antes de mudar de casa, lembrei-me de chamar lá o senhor para verificar se a caldeira funcionava... e adivinhem? 

Não funcionava!

Ou seja não ia haver água quente...

Lá tive de chamar um técnico que me colocou um termoacumulador provisório que nem sequer tem litros de água para a família toda, mas paciência é provisório :P