segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ainda ontem estava em Roma!

Pois é! Fomos passar estes dias a Roma, uma viagem que queríamos fazer há imenso tempo e que fomos adiando até agora...

Comprámos a viagem de avião e reservámos o hotel assim numa daquelas decisões de: Vamos? Bora lá! 

E lá fomos! :)

Roma é uma cidade brutal! Tem tanta história, tanta coisa para se ver, visitar, andar, comer que chegamos ao final do dia estafados.

Passeámos muito, tirámos muitas fotos, divertimo-nos, conversámos muito e foram uns dias muito bons. O tempo estava óptimo (enquanto por cá chovia o céu).

O ponto alto foi ontem, domingo, fomos à missa na Basilica de S. Pedro e depois rezámos o Angelus com o Papa :)

O meu telemóvel é péssimo portanto na foto só se vê a janela, mas com a máquina fotográfica vê-se perfeitamente que é ele :)


E rezámos assim!

Papa Francesco

ANGELUS

Piazza San Pietro
Domingo, 4 de dezembro, 2016

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No Evangelho deste segundo domingo do Advento ressoa o convite de João Batista: "Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo" (Mt 3,2). Com estas mesmas palavras que Jesus vai começar sua missão na Galiléia (cf. Mt 4:17); e este será também um anúncio de que vai trazer os discípulos em sua primeira experiência missionária (cf. Mt 10,7). O evangelista Mateus leva tão presente João como aquele que prepara o caminho para a vinda de Cristo, e os discípulos como seguidores de pregação de Jesus. Este é o mesmo alegre anúncio:. É o reino de Deus, de fato, está à mão, está no meio de nós! Esta palavra é muito importante: "O reino de Deus está entre vós", diz Jesus e João anuncia que Jesus vai dizer mais tarde: ".. O Reino de Deus já chegou, chegou, está no meio de vós" Esta é a mensagem central de toda a missão cristã. Quando um missionário vai, um cristão vai para anunciar Jesus, ele não vai fazer proselitismo, como se fosse um fã que busca para sua equipe mais de perto. Não, só vou anunciar: "O reino de Deus está entre vós". E assim o missionário prepara o caminho para Jesus, ele conhece o seu povo.

Mas o que é este reino de Deus, o reino dos céus? Eles são sinônimos. Nós pensamos agora para algo sobre a vida após a morte, a vida eterna. Claro, isso é verdade, o reino de Deus vai estender indefinidamente para além da vida terrena, mas a boa notícia de que Jesus leva - e antecipa que João - é que o reino de Deus, não devemos esperar por ele no futuro: ele se aproximou, em alguma forma já está presente e podemos experimentar agora o poder espiritual. "! O reino de Deus está entre vós", diz Jesus Deus vem estabelecer o seu domínio na nossa história, no hoje de cada dia em nossas vidas.; e onde é acolhida com fé e humildade amor broto, alegria e paz.

A condição para se tornar parte deste reino é fazer uma mudança em nossas vidas, ou seja, converter, converter-nos todos os dias, um passo em frente todos os dias ... é deixar as ruas, conveniente, mas enganosas, os ídolos deste mundo: o sucesso a todo custo, o poder à custa dos mais fracos, a sede de riqueza, o prazer a qualquer preço. E em vez disso abrir o caminho para o Senhor que vem, Ele não tira a nossa liberdade, mas nos dá a verdadeira felicidade. Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que veio habitar no meio de nós, para nos libertar do egoísmo, do pecado e da corrupção, uma vez que estas atitudes que são do diabo: olhar para o sucesso a todo o custo; buscar o poder à custa dos mais fracos; tem a sede de riqueza e buscar o prazer a qualquer preço.

O Natal é um dia de grande alegria, também exterior, mas é principalmente um evento religioso que a preparação espiritual é necessária. Neste tempo de Advento, deixemo-nos guiar pela exortação de João Batista: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas nos diz:" (v. 3). Nós preparamo o caminho do Senhor e endireitamos as suas veredas, quando examinamos nossa consciência quando vemos nossas atitudes, para afastar essas atitudes pecaminosas que eu mencionei, que não são de Deus: o sucesso a todo o custo; a energia à custa dos mais fracos; a sede de riquezas; o prazer a qualquer preço.

Que a Virgem Maria para preparar o encontro com este amor-sempre-mais-maior, que é o que traz Jesus, e na véspera de Natal tornou-se um pouco pequeno, como um grão de trigo que cai na terra. E Jesus é esta semente: a semente do Reino de Deus.



Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Estendo a minha saudação a todos vós, romanos e peregrinos!

Saúdo em particular os fiéis que vieram de Córdoba, Jaén e Valência, Espanha; a partir de Split e Makarska, Croácia; as freguesias de Santa Maria e da Oração do Corpo e Sangue de Cristo em Roma.

Desejo a todos um bom domingo e um bom caminho do Advento, este pavimentar o caminho para o Senhor, convertido a cada dia.

Vê-lo quinta-feira para a festa de Maria Imaculada. Estes dias rezamos juntos, pedindo a sua intercessão materna para a conversão dos corações e o dom da paz.

E por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço. Até quinta-feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário