sexta-feira, 31 de maio de 2013

A minha vida não é só crianças e IRS's :P

Pois que vamos ter um Casamento e Batizado e aniversário (Festa que é festa é assim à grande!) cujo dress code é ganga :)

É hilariante!

Obviamente que a ideia é que os convidados fiquem mais confortáveis, apesar de eu amar a ideia de vestir uns vestidinhos mais queques de vez em quando :) e amar ainda mais a ideia de poder vestir na boa os vestidinhos onde cabia antes de ter a criatura.

Mas é ganga é ganga, é na boa! A questão é que não vamos de calças coçadas nem russas e por isso aqui temos uma boa desculpa para toda a familia renovar um pouco mais o guarda-roupa :)

O problema é conseguir encontrar exatamente o que queremos, e que não seja mais caro, dado que as gangas sofrem daquele mal das marcas (Salsa, Levi's, Replay...)

Vai daí que se aceitam sugestões :) 

Eu quero uma coisa deste estilo:

E para as miúdas???

terça-feira, 28 de maio de 2013

O primeiro passeio da Guigas

Correu tudo bem!

Ela gostou :) não contou grandes coisas porque com dois anos nem sei muito bem se eles acabam por gostar ou não mas veio animadinha :)

Chegou a casa ficou contentissima de ver a mana acordada e princesa pequenina presenteou-a com um belo sorriso!


Outra coisa para a qual não estou preparada!

Conversa de ontem à noite:

Guigas: Onde está o pic-nic?

Mãe: está na escola!

Guigas: Não, está em casa do Vasco.

Mãe: hum!

Guigas: O Vasco é meu namorado

Mãe: hum...

Guigas: ele é lindo!

Não estou preparada para isto...

... nada de nada!

A Guigas foi a um passeio!

De autocarro, em Lisboa, num parque enorme...

Quando era miúda, não com a idade da Guigas mas mais velha e com capacidade para ficar triste, os meus pais nunca me deixavam ir a nada que implicasse uma noite fora... mesmo as saídas à noite foram muito mais tarde do que a maioria dos meus amigos.

Quando perguntava porquê respondiam-me: porque tenho medo que te aconteça alguma coisa.

E eu lá resignava mas prometia que quando tivesse filhos não seria assim e ia deixá-los ir a tudo :)

Pronto, agora que sou mãe compreendo-os muito melhor e aposto que não vou deixar a Guigas ir a tudo :P afinal as coisas más e as desgraças também acontecem quando os filhos estão ao pé dos pais (aliás a maior parte das vezes acontecem ao pé dos pais) :)

No outro dia em conversa com o JP por causa de passarmos a Matilde para o quarto junto da irmã (na esperança de que a outra durma melhor) alguém tinha comentado que isso aumenta a probabilidade do sindrome de morte súbita. Não sei se é bem assim, mas se for o que posso eu fazer?

Nós, como pais, faremos sempre o que está ao nosso alcance para que corra tudo bem (tal como os nossos pais fizeram) mas há coisas que, simplesmente, não estão nas nossas mãos :)

Esperemos que corra tudo bem e que ela aproveite bem o passeio!


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vimos o nascer do sol


E nao foi por nenhuma vontade de viver um momento romantico...

Foi mesmo porque a Margarida fez uma birra que deve ter acordado o predio. Desde ja as nossas desculpas a todos os vizinhos.

Nao sei o que deu a miuda. Acordou, pediu para ir para a nossa cama, o pai disse que nao podia ser e ela esteve uma hora aos gritos. Aos gritos mesmo! Ia dando connosco em loucos...

Esperemos que esta noite seja melhorzita!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A minha sanidade foi-se...

Estive com a Guigas quase o dia todo porque a miúda tá com uma virose qualquer e fez diarreia :)

Tive de ir buscá-la ontem à escola na hora do almoço.

Como tínhamos consulta na pediatra com a mana, juntámos logo as duas e aproveitámos para ouvir os barulhos da barriga da Guigas que estava mesmo muito agitada! 

Toca a tomar Ultralevur e mais Tiorfan para acalmar a barrigola :) e acalmou! Pena não acalmar também aquela agitação toda.

A Guigas já não ia à consulta há um tempo, por incrivel que pareça, e foi bom vê-la pesar-se na balança dos crescidos (tem quase 12 kg) e medir os seus 89 cm :) Subiu o percentil em tudo e a Dra Paula ficou toda contente de já não haver chucha e do xixi e cócó serem maioritariamente na sanita :)


A princesa pequenina está com 4,7 kg e mede 56 cm. É um pedaço de gente :) Dorme muito bem de noite e espero que o facto de me gabar não agoire, mas ainda bem porque a Guigas continua a acordar duas e três vezes por noite.

Como disse a Dra: Já que a Margarida não dorme, ao menos deixe esta dormir :)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Desta vez não resisti à ronha

Pela primeira vez desde que estou de baixa, depois do JP e a Guigas terem saído, deitei-me com a Matilde e cedi à ronha da manhã.

Esta noite foi muito dificil!

Não pela Matilde que dormiu 8 horas :) mas a Guigas acordou umas três vezes, não deixou apagar a luz, de manhã ainda veio para a nossa cama, que chata!

Ainda dizem que os bébés é que não deixam dormir... Cá em casa é a grande que não deixa...






De maneiras que foi assim, tava a sentir-me péssima e tive de dar uma horinha de sono à cama. A Matilde ainda lá ficou!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dia de pica

Com este mês tão atribulado até me esqueci de festejar aqui os dois meses da princesa mais pequenina! :)

E com o segundo mês chegam as vacinas... é uma das coisas mais chatinhas porque temos de ir à pica todos os meses, é uma seca!

Hoje, para além das vacinas que estão previstas no plano nacional de vacinação, a Matilde vai tomar a primeira dose da Rotarix.

E depois temos de ver se ficam com febre, ficam chateados com a vida, a Guigas até ficava presa dos intestinos... ai vida, vida!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Não acordar...

A nossa pediatra deu-nos como indicação que depois da criatura atingir os 3,5 kg de noite não é necessário acordar :)

Eu cá acho maravilhoso!

A criatura esta noite dormiu 7 horas! 7 horas!


Dorme mais que a irmã :)

A irmã parece que finalmente fez o click. Esta semana pusémos sanitas todos os dias no nosso calendário e no fim de semana só teve um pequeno descuido... resultado de muito mimo do avô e de muita distração. Mas pronto, foi um pequeno acidente, agora já está tudo bem!

Portanto, deixou a chucha (que foi para o lixo) e as fraldas também já está quase :) Só falta mesmo voltar a dormir a noite toda (na cama dela de preferencia :P)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O botão do OFF

Parece que ontem carreguei nele sem me aperceber.

Fui deitar a Matilde, às dez e meia da noite, deitei-me com o roupão vestido e acordei às cinco da manhã com ela a chorar e a pedir comida.

Até aqui tudo bem não fosse o JP de manhã ter-me dito que a miúda se fartou de chorar com cólicas, que ele teve de ir buscá-la, depois voltou a ir deitá-la e eu... nem aí!



Parece que há alguém que anda de rastos...


quarta-feira, 15 de maio de 2013

É que não gosto...

Tenho uma semana de experiencia pós-parto no


Mas é que não gosto de fazer exercicio :S

Dói-me os braços, é uma chatice ir para Lisboa, e andar carregada com o ovo...

Humpf!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Pérola da manhã

Guigas: Que barulho é este?

Papá: É o vento!

Guigas: Ah! Ele mora nesta casa, mora?

Obrigada pelos mimos :)

E como nos têm perguntado muito como está a princesa :)

Está assim:



Muito melhor não é? :)

Para além dos mimos dos amigos também tem recebido muitos mimos da maninha, que canta para ela, conta-lhe histórias :)

É maravilhoso!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Um sorriso!

Eu estava à espera do primeiro sorriso da Matilde para ter o meu momento Limetree de Abril e afinal foram imensos os contratempos.

O primeiro sorriso quase foi para os Doutores Palhaços pois estivémos no hospital e o coração da mãe apertadinho, apertadinho...

Enquanto as pequenas M's seguem a sua vida com as suas rotinas cabe-nos a nós viver com o coração ao pé da boca apenas a desejar que tudo corra bem... apenas a desejar termos força suficiente para suportar e aguentar tudo o que aí vem.

E são elas que nos animam :) com os seus sorrisos, com a sua descontração perante a vida.

Era tão bom que fôssemos sempre assim, que conseguíssemos aceitar com um sorriso e descontração aquilo que a vida nos dá.


Depois de todos os sustos, depois de eu própria me ter ido também a baixo, ontem à noite com as princesas reduzidas a dois walkie-talkies :) não resistimos a recuperar energias vendo-as sorrir enquanto dormiam!

domingo, 12 de maio de 2013

A mamã não é de ferro!

De todo!

Ontem à noite tive uma dor de barriga brutal e a tripa ficou louca.

De manhã acordei cheia de febre...

Faltava muita coisa, mas realmente assim não lembra a ninguém :) toda cheia de frio o dia todo com um mal estar daquele de febre. Depois a preocupação de ver se a Guigas e a Matilde não apanham a coisa que eu apanhei...

Mas para já parece tudo pacífico e eu também já está melhor.


Viva o Benuron!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Recaída...?!?!?!

Anteontem surgiu uma daquelas manchas na Matilde :(

Primeiro pensamento: pobre miúda nunca mais vai poder ter uma borbulha sem que o coração da mãe queira sair descompassado pela boca... (nem quero imaginar quando for adolescente e tiver borbulhas de acne)

Segundo pensamento: será do quê, esta m... porcaria?

Terceiro pensamento: não vamos para o hospital...

Ontem quando acordámos já estava novamente a piorar e vai daí que liguei para o nosso dermatologista de serviço na CUF Descobertas. Depois de quase implorar pela consulta o senhor viu-a ao final do dia e disse aquilo que eu já tinha ouvido muitas vezes: não sei o que é, vamos tratar e depois logo se vê :) 

Receitou um creme para peles atópicas, que a pediatra também já nos tinha em amostra, mas sabem que mais? Eu acho que descobri o que é... é uma coisa que eu como :P vou fazer um estudo e assim que tiver conclusões, conto!

Entretanto, as manchas já estão a regredir (desta vez não foi tão forte)...

Segunda-feira, começo as aulas pós-parto (depois de andar a adiar, a adiar, a adiar) e tenho de começar a correr, apesar de adiar, adiar, adiar!


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Voltando às rotinas :)

A Matilde nestes dias, pós-hospital, andava muito agitada e cheia de manha. Como disse no hospital recebemos imensos mimos e a princesa, então, andava sempre de colo em colo pelo que chegou a casa cheia de vontade de continuar com essa boa vida.

Nos panfletos que nos dão no hospital diz que é normal no regresso a casa as crianças sentirem necessidade de ter mais atenção e parecerem mais irrequietos, mas que com paciência tudo volta ao lugar... e já voltou :)

A princesa já voltou às nossas rotinas, já não está tão impaciente e está quase como nova.

Já a Guigas abandonou de vez a chucha. Uma grande conquista! :)

O xixi e o cócó é que realmente está a ser muito complicado. Decidimos portanto criar um calendário com os dias da semana (com fotos da escola, de casa, das rotinas que ela tem em cada dia da semana) e todos os dias marcamos se fez xixi ou cócó nas calças ou na sanita.

Vamos ver se ela tem aquela ânsia de querer encher o calendário de sanitas :)


terça-feira, 7 de maio de 2013

Ele há coisas...

... que me tiram do sério!

De certeza que já vos aconteceu, quando têm alguma coisa ou acontece algo de estranho vem sempre alguém que tem o tio, do primo, do sobrinho da vizinha que também teve e fez assim e fez assado.

Pois que a Matilde teve aquela coisa com o nome esquisito e que é uma coisa RARA. Se é rara é suposto não conhecer ninguém que a tenha mas hoje ao telefone com uma pessoa conhecida, a dita teve de fazer o diagnóstico (por telefone, sem nunca ter visto a nossa criatura, nem as fotos no blog, nada...) disse logo que a Matilde tinha a mesma coisa que a filha dela e que é falta de plaquetas :S

Bom... respira fundo Rita Maria, enche-te de calma pois a filha da senhora está doente e respondi: mas análises dela estão todas bem. Ela teve um episódio de uma doença de pele estranha e rara mas que não altera nenhum dos outros niveis.

E responde ela: Ah!


Fiquei a pensar que secretamente a senhora gostava de partilhar a angústia e a dor comigo... ou que queria só pensar que não lhe acontecia só a ela. 

Não sei... mas espero que a filha fique melhor!


domingo, 5 de maio de 2013

A voltar à normalidade

Após a estadia de cinco dias pelo HFF, estamos agora a recuperar e a voltar à normalidade dos nossos dias.

A Matilde continua com alguma manchas mas agora até desaparecerem todas deve demorar. Amanhã vamos passar no consultório da Dra Ana Paula para podermos contar-lhe como deve ser a aventura e também para ela a ver. Tínhamos combinado ir lá na segunda-feira por isso vamos :) (só temos uma semana de atraso).

Entretanto a Guigas que teve de se adaptar a esta reviravolta toda está uma crescida :) 

Entre adaptação a não usar fralda e ter deitado a chucha fora, já tem adormecido sempre sozinha e tem dormido a noite toda.

Não pediu mais a chucha mas temos tido o cuidado de ver se não põe o dedo na boca.

E a fralda tem tido alguns acidentes mas está francamente melhor :)

Óptimas noticias neste dia da mãe!


Feliz dia da mãe!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

E HOJE! :)

Acordámos cedo e preparámo-nos para ir à consulta no Curry Cabral.

Chegámos lá e a médica que já nos esperava disse que tinha uma desconfiança. Chamou os colegas todos (mais uma vez dez de volta dela) e fez o diagnóstico: edema agudo hemorrágico.

Uma doença rara mas benigna e dificil de diagnosticar, como podem ler no artigo.

Voltámos para o HFF onde, finalmente, nos deram alta :) 

A médica foi, mais uma vez fantástica, pediu apenas para irmos a uma consulta na pediatria geral. Explicou que a minha baixa pode ser prolongada devido a estes dias em que a princesa esteve internada.

Por outro lado, a Matilde foi sendo fotografada, não só por mim, mas também pelos médicos sendo que será objeto de artigos cientificos. Ainda ganham o Nobel da Medicina :P

E pronto, já estamos em casa.

Ela está óptima, a dormir muito bem e eu vou fazer o mesmo!


A Guigas adorou a surpresa de a termos ido buscar :) Chegou a casa mordeu a chucha e estragou-a, foi pô-la no lixo e adormeceu sem ela! :)

BOA!

Ah! E na escola pediu para fazer cócó na sanita ;)


Quinta - dia 2 de Maio

A nossa querida médica voltou e ficou contentissima da Matilde estar tão melhor!

Disse-nos o resultado das análises e explicou as várias análises complementares que tinham sido feitas.

Explicou que ia escrever uma carta à colega que nos ia receber no Hospital Curry Cabral a explicar o que se tinha passado mas também a dizer que estava muito melhor (não fossem os senhores achar que nós estavámos doidos).


A Matilde continuava a melhorar, enfermeiros e médicos todos comentavam isso. De salientar que não estava, nem está medicada! O unico medicamento que tomou foi na entrada da urgência.

Portanto, estavamos no hospital para nos verem :) e neste dia recebemos a visita dos Doutores Palhaços :) Dançamos um pouco com eles e já nos sentimos muito animadas!

Neste dia também , a mamã pode ir à missa porque houve uma na capela do hospital :) Estava quase tudo a entrar no caminho certo!

Quarta - dia 1 de Maio

Foi o dia mais chato!

Como era feriado nem sequer tínhamos o corropio dos médicos... a nossa colega de quarto já tinha ido embora e por isso nem companhia para conversar...

Fui almoçar com a Guigas, mas antes disso a enfermeira disse que podia passar uma autorização para a Guigas poder ir ver a mana.

Foi uma das melhores noticias que recebemos :)

Ela foi, ficou descansa, ficou a conhecer os nossos aposentos e a mãe muito mais descansada e contente!


Entretanto, a Matilde melhorou e muito!

Terça - Dia 30 de Abril

A nossa médica não estava de serviço mas logo de manhã foram uns quantos inteirar-se do estado de saúde da Matilde.

As opiniões dividiam-se, por um lado os homens diziam que tinha sido uma picada de bicho e para ela ir para casa, por outro as mulheres a jogar mais pelo seguro.

A consulta de dermatologia ficou para sexta-feira por isso até lá temos a estadia paga.


Entretanto as borbulhas começaram a melhorar. Começaram a ficar menos encarnadas e menos inchadas.

Neste dia à tarde recebemos a visita de duas princesas cujo projeto é a Musica nos Hospitais e aqueceu-nos um pouco o coração :)


Entretanto, a Guigas teve direito a jantar com a mãe, mas já mais sossegada e calma, aceitou bem o ter de voltar para o hospital.

Segunda - dia 29 de Abril

Após uma noite muito mal passada e a desejar secretamente que um milagre qualquer limpasse a borbulhagem da cara da Matilde, a médica voltou disse que com o medicamento que lhe tinha dado o efeito devia ter sido melhor e por isso mantem o internamento.

Quando chegámos ao nosso quarto no hospital de dia da pediatria estava a médica que já tinha estado nas urgências e que tomou logo conta de nós.

Ainda bem que não tenho de conhecer muitos médicos, mas esta é, sem dúvida, uma das melhores com quem me cruzei.

Explicou que a Matilde estava bem, sem febre, não estava irritada, comia, dormia e por isso não era necessario estarmos preocupados mas que eles, sô dotores, queriam ter a certeza.

Veio a chefe de serviço, a alergologista, mas não sei quantos médicos, nada... ficou a indicação de que teria de ir a consulta de dermatologia no hospital Curry Cabral.

No meio de tudo isto, acabei por ir buscar a Guigas à escola, dado que tinha acordado e eu e a mana não estávamos e partiu-me BRUTALMENTE o coração quando lhe disse que ainda tínhamos de ficar no hospital e ela começou a chorar...


Domingo - dia 28 de Abril

Já em casa! :)

E após o breve resumo feito pelo pai, vamos lá contar a nossa aventura :)

Portanto, no domingo ao final do dia, já a achar a Matilde muito molinha e com muito receio que a noite fosse de IMENSA ansiedade, decidi ir à urgência com a certeza que os senhores com mais experiência haviam de saber o que ela tinha.

Chegámos lá e afinal enganámo-nos: não sabiam...

Chamaram vários médicos da urgência e mais os neo-natologistas e nada... ninguém tinha visto tal coisa.

Pesquisaram na net e decidiram internar e começar por dar anti-histaminico como se fosse alergia e ver no que iria dar. E pedir análises :) Primeira medida: mãe deixa de dar de mamar durante 48 horas, não pode beber leite de vaca e vamos tirar leite com a bomba.

O que custou mais? Entrar na sala de enfermagem e vê-la ser picada e à noite a ultima mensagem trocada com o pai que tinha ficado com a mana.

Diz a enfermeira: Mãe se quiser pode esperar lá fora

Mãe (com lágrimas nos olhos): Não, não eu aguento.



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Desta vez, fala o pai...

Não queríamos preocupar-vos mas, uma vez que entretanto a notícia se espalhou, vimos confirmar e explicar um bocadinho a história...

As borbulhas da Matilde de que a Rita falou foram aumentando de tamanho... Se Sábado de manhã, apesar de estranhas e nada tradicionais, as borbulhas podiam ser de varicela, no Domingo, até nós - incultos da medicina - percebíamos que não eram.
Ligámos outra vez à pediatra, uma série de recomendações e esperar até ao dia seguinte para ser vista.
À noite, as borbulhas continuavam a aumentar em número e tamanho e começou a ficar um pouco quente e achámos melhor ir ao hospital, porque a noite iria ser de muita ansiedade.

Vai daí, que quando os médicos a viram no hospital já não a quiseram largar e internaram-na. Devem ter querido ficar com um cobaia para um Nobel... é que desde aí que não a largam. :)



Desde Domingo à noite que já houve dezenas de médicos a irem vê-la, à famosa "menina das manchas que ninguém sabe o que é". Os estagiários, então, adoram-na:)

Uns acham que é alergia a qualquer coisa que a mãe comeu, outros acham que é picada de bicho, outros que é dos cremes, outros que é de pele, outros qualquer coisa que não sabem explicar.

Ponto de situação:
- está internada, só em observação, sem ser medicada;
- mesmo assim, as borbulhas estão a diminuir de tamanho e de intensidade de cor, desde 2ª feira à noite. Algumas já desapareceram por completo;
- tem uma consulta marcada para dermatologia, na 6ªfeira;
- aguarda os resultados das análises de alergia e de tolerância a leite de vaca;
- já estamos os dois bem mais tranquilos e com uma inclinação de que não vamos chegar a descobrir o que foi isto.

E pronto, daremos mais notícias logo que se justifique e a mãe adorará contar tudo em pormenor quando voltar...

A mãe pede ainda para agradecer os mimos que tem tido;)