quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Consultório - Boa tarde! :)

ESTÁ GRÁVIDA DE 21 SEMANAS – JÁ SÓ FALTAM 133 DIAS!

Prevenir os ataques de acne e aliviar o desconforto de veias varicosas.
Nesta fase, é provável que se sinta bastante confortável. Ainda não está muito grande e as queixas e incómodos habitualmente associados ao início da gravidez já desapareceram, na sua maioria. Descontraia e aprecie enquanto pode – com o terceiro trimestre virá um pouco de desconforto, já que transporta dentro de si um bebé quase de termo.
Mas isso não significa que não tenha agora alguns pequenos contratempos pela frente. O aumento da produção de oleosidade na pele pode ter provocado um acne ligeiro, por exemplo. Para ajudar a controlar as exacerbações, seja diligente e lave bem a pele, duas vezes por dia, com água e um sabonete suave. Não tome medicamentos para o acne – nem aplique produtos tópicos anti-acne – sem consultar primeiro o seu médico.
Está igualmente mais susceptível ao aparecimento de veias varicosas (vasos sanguíneos inchados), especialmente se a sua mãe também as tiver. Isso acontece porque, durante a gravidez, as veias das pernas estão sujeitas a uma maior pressão. (O volume sanguíneo aumentou e o útero pesa sobre a veia cava inferior, a grande veia que devolve ao coração o sangue da metade inferior do corpo.) E como se não bastasse, um aumento da hormona progesterona relaxa as paredes dos vasos sanguíneos e, por isso, à medida que o bebé e o útero crescem, as veias podem ficar cada vez mais salientes. As veias varicosas agravam geralmente em cada gravidez e, embora seja mais provável o seu aparecimento nas pernas, também podem aparecer na vulva.

Sem comentários:

Enviar um comentário