quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Há 15 anos...

Há 15 anos não poderíamos imaginar que o local onde estávamos nos trouxesse aqui!

Finalmente, nessa noite fria, em que éramos ainda miúdos, perdeste o medo e insinuaste-te a mim.
Ganhaste coragem e deste o primeiro passo!


Sem termos a certeza (porque éramos "só" os melhores amigos), todo o nosso corpo - e, sei-o hoje, toda a nossa alma - sabia já que o nosso lugar neste mundo era juntos um do outro.

Não tem sido um caminho nada fácil. Com contratempos, com dificuldades, com feitios a ajustar, com birras, rabujices,... Mas juntos temos conseguido ultrapassar essas dificuldades. 

Porque sabemos que juntos somos melhores. Juntos somos, verdadeiramente, mais fortes.
Porque nos ajudamos a ser melhores. Porque nos ajudamos a ser santos.
E se eu não estiver aqui para te tornar santa... então a minha missão está a falhar.

Há 15 anos, olhámos juntos para o nosso futuro e acreditámos que podíamos criar uma coisa bonita e especial. Acho que não conseguíamos antecipar que poderia ser tão especial!...
Mas tem sido muito bonita esta aventura que vivemos juntos, partilhar toda a loucura e poder ter a honra de caminhar com uma pessoa que num momento é completamente sem filtros e, se for preciso,  a seguir é uma princesa! 



Amo-te muito!
Amo quem sou quando estou contigo.
Gosto mais da pessoa que me "obrigas" a ser.
E gosto "disto" especial que temos! Que criamos. Disto que somos nós.


"E agora, amanhã? Continuamos?" 

JP

#15anosdenamoro - 3Parte | Milão e a aventura...

Na 3parte da nossa viagem, fomos de comboio até Milão e passámos lá o dia.
Milão é uma cidade de trabalho. Ao fim de vários dias sem ouvir muitos carros e trânsito, o barulho da cidade fez confusão!
Milão também tem catedrais, castelos, história e tudo em grande!
Mas aquilo que se destaca nesta cidade, é a normalidade de uma vida que decorre, no meio desta história e destes pedaços de história únicos. 





Depois, quisemos viver uma nova aventura, então resolvemos vir de comboio de Milão até Paris. 10 horas de viagem. Numa cabine com 6 pessoas!
Uma aventura!!
Em beliches com 3 pisos, com pessoas que não se conhece de lado nenhum, com um comboio que abana. Sentíamo-nos uns autênticos refugiados!

Mas a meio da noite, pensei que com Milão,  aprendemos que no namoro também há esta normalidade do trabalho, dos dias iguais, mesmo quando estamos ao lado doa monumentos. Também há noites mal dormidas, onde saímos da nossa cama para dormir tortos e preocupados com os miúdos. 

Em Milão,  recordamos que o namoro também é esta abnegação:)

terça-feira, 5 de novembro de 2019

#15anosdenamoro - 2Parte | Verona

Verona é uma cidade que está subvalorizada.
Não tem a dimensão, nem o peso histórico e cultural de Veneza, mas é linda e única.
Tem personalidade. Tem torres espalhadas pela cidade. Tem praças. Tem varandas com flores. Tem cor. Tem pontes e rio. Tem Romeu e Julieta. Tem História. 





Acabámos por comer sempre na mesma zona, onde gostávamas de estar, onde a comida era boa.
Conhecemos Verona toda a pé, em pouco tempo e vimos tudo o que de importante havia para ver.

Em Verona, recordámos que o Amor é como este lugar familiar. Calmo e tranquilo. Que nos recorda onde nos sentimos bem e felizes e onde dá sempre vontade de voltar. Este local que se percorre a pé, onde somos felizes e passeamos tranquilamente de mãos dadas!

JP

domingo, 3 de novembro de 2019

#15anosdenamoro - 1Parte | Veneza

Uma das sensações preferidas quando vou viajar é a de acordar, nesse dia de manhã - em minha casa - e pensar: "Hoje à noite já me vou deitar em... Veneza (neste caso)".
É uma destas características deste mundo moderno!

Esta viagem teve vários - mesmo vários - contratempos.
Mas acabámos por partir com esta vontade de conhecer um pouco mais do mundo... e de nós.
De mochila às costas, chegámos a esta terra verdadeiramente única!

As pontes!

As gôndolas!

As ruas cheias!

A história nas praças!

A comida!

Com os Venezianos aprendemos a viver a vida com o que temos.
Se não temos estradas e temos água,  então os nossos autocarros são aquáticos. As garagens são docas privadas e o meio de locomoção é a água. 
Nestes 3 dias em Veneza aprendemos a viver tudo o que a vida nos dá e a saborear cada momento. Sabendo que só temos este tempo queremos aproveitar tudo...
E a vida é tão melhor se a vivermos sempre assim: tirando aprendizagens e vivendo intensamente, sem deixar para um amanhã que pode não chegar!
Retiramos isso para a nossa vida... e siga para a próxima aventura! :)

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Furacão Mafy

Há quatro anos chegaste com a rapidez de uma tempestade e deixaste a nossa vida virada do avesso... muito mais cheia e completa, mas virada do avesso.

Até hoje, tem sido isso!

Confesso que tenho dificuldade para a tua pedalada de quem vira o mundo dos outros, e que não há dúvida que te faz falta um bocadinho do efeito epidural que não cheguei a levar no teu parto.

Mas também confesso que fico toda derretida com a tua doçura e o teu coração é grande e amoroso, apesar de só dares a quem queres e quando queres.

É linda a tua relação com as tuas irmãs, mas com o teu irmão é de ficar com lágrimas nos olhos.

Hoje, 4 anos de furacão Mafalda!

Aguentem-se, se conseguirem...


quarta-feira, 20 de março de 2019

Dia do Pai


Os filhos são o trabalho mais importante da vida de um pai. Por eles um pai é capaz de tudo: conjugar uma gincana de recolhas e largadas diárias, sair do trabalho mais cedo só para ver a peça de teatro da escola onde o filho entra como arbusto, assistir aos treinos e jogos com a emoção de um derby, chegar a casa de rastos e arranjar força e paciência para dar colo, aturar birras e distribuir mimos.
O pai é também, e cada vez mais, quem prepara o jantar e desenha caras com os legumes no prato, é o pai que sabe ler os hieróglifos nas etiquetas da roupa, que conforta os filhos depois de um pesadelo, que sabe quando falar e calar, que tem o abraço que precisamos no final de um dia difícil.
Há uma sabedoria e força que emana dos pais, que nos assegura que vai ficar tudo bem. É por isso que quando os pais estão em casa nos esquecemos às vezes de trancar a porta a chaves.
Confiamos nos pais para encontrarem o caminho, na estrada e na vida. Os pais são regra geral generosos porque querem dar o melhor que podem aos seus filhos. E nesta cruzada os pais tornam-se super-heróis sem capa.
O Dia do Pai relembra-nos que a figura do pai é absolutamente central na nossa vida. Na ausência ou em presença, pai é pai. Muitas vezes usamos a metáfora da “âncora” ou do “farol” para descrever esta presença que nos dá segurança, sentido de pertença, calor e abrigo.
Neste dia do Pai lembremo-nos dos nossos pais, dos pais dos nossos filhos, ou de nós mesmos, enquanto pais. Um pai pode não ser perfeito, mas o amor que ele dá perdura para sempre.

A todos felicitamos e agradecemos a felicidade que trazem às nossas vidas.
Um Feliz Dia do Pai!
  
APFN, 19 de março de 2019 

terça-feira, 19 de março de 2019

6 anos de Matilde!

Especial, como só ela sabe ser!

Ontem, ao deitar, o JP disse-lhe: amanha vai acontecer uma coisa horrivel... a tua idade ja não vai caber só numa mão!

Riu-se e disse: pára pai!

Hoje de manhã olhou-se ao espelho, sorriu e disse: estas marcas toda a gente tem... são rugas!

Matilde: sempre, sempre especial!