segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ser família

Família é sermos uns dos outros.
Família é conhecermos pormenores que mais ninguém conhece.

Família é saber exactamente porque é que as nossas filhas estão a chorar e mesmo assim ter que lhes perguntar para elas aprenderem a verbalizá-lo. É saber só a olhar quando estão a ficar doentes. Quando precisam de colo. Quando precisam de mim. É saber reconhecer o choro e saber de qual delas é. E saber se é fome. Se é sono. Se é dor de barriga. Ou então não saber o que é e sentir uma angústia porque não conseguir identificar. Ficar ainda mais preocupado por não saber do que é choro, ainda mais do que pelo próprio choro!

Ser família é correr um shopping inteiro à procura do vestido que reúna as condições que as filhas deram e saber que vai agradar a mãe. Ser família é saber qual vai ser a reacção da mãe quando receber uma surpresa. É saber identificar sorrisos. É saber de costas se está a rir ou a chorar. Saber quando a vamos magoar e quando a vamos salvar. Saber quando vamos fazer rir e quando vamos fazer chorar. Saber quais os filmes, os livros, as séries, as histórias que nos unem. Aquelas que nos separam. Aquelas que não dizem nada. Saber as histórias do passado, viver os momentos do presente e querer sonhar juntos um futuro.  Saber que esse futuro não será sempre feliz, mas será a dois. Ou a 3. Ou a 5. Ou a um só. A uma só família.

Ser família é deixar-se amparar. É deixar sentir que há momentos de felicidade que devem ser festejados. Há momentos de tristeza que devem ser partilhados. Há momentos para falar e momentos para calar. Mas que todos devem ser vividos em conjunto. É saber que tudo é mais fácil quando é vivido em conjunto. É reconhecer os erros que foram feitos e querer convictamente que não voltem a acontecer. Saber destes erros quais os que se podem repetir. Porque são nossos. Porque somos nós. Mas saber quais não são nossos. Quais estragam o nosso nós. Em que devemos investir. No que devemos insistir.

Ser família é ser imortalizado para sempre assim. Sorridentes, coloridos, a olhar uns para os outros e a olhar em frente. Sem preocupações. Reconhecer na cor e no desenho os nossos traços, que são nossos e aqueles que mais ninguém vê. Porque só consegue ver quem vê o mundo assim: a cores.


Ser família é ser. É ser o pai mais forte. É ser o pai mais bonito. É ter o melhor sorriso de manhã. E é ser o melhor marido que se possa ser. É existir. E existir na existência uns dos outros. E é tão bom eu poder existir na vossa existência, minha família! 

JP

Sem comentários:

Enviar um comentário