quarta-feira, 31 de agosto de 2016

As praias deste verão # 8

A esta praia só fomos de passagem. Quando no inicio de julho passámos pela Casa da Tita que é mais no interior decidimos ir à missa em Albufeira e ir a uma praia próxima.

Assim, andando em busca fomos parar à Praia da Oura. 

Num golpe de sorte conseguimos lugar mesmo à porta. A praia em si não é nada de especial. Muitas ondas, está um bocado suja mas acho que é por ter muita gente. Depois, tem imensa gente, é muito pequena para a quantidade de gente.

Na minha opinião, não é nada de extraordinário...


terça-feira, 30 de agosto de 2016

As praias deste verão # 7

Esta praia foi uma das minhas preferidas do verão!

Um mega spot como diria o meu JP!

Fomos numa de aventura em busca de uma praia mais perto de Sagres. Assim que entrámos na área das casas do Martinhal ficámos rendidos. Que belas casa, sim senhor! :)

Descendo para a praia do Martinhal, tirando o facto de o carro ter ficado longe, a praia em si é um espanto!

Linda de morrer!

A água: azulinha, azulinha... para mim, estava óptima de temperatura! Algum vento mas suportável, apesar de ter ficado pior ao final do dia.

Esta ficou com uma das preferidas!


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

As praias deste verão # 6

Já sem ser habitué, neste verão dedicámos algum tempo a outras praias, passámos uns dias perto de Sagres e paroveitámos esse local.

Quando era miúda passava férias nessa zona com os meus padrinhos e lembrava-me de ser uma zona cheia de vento e com umas ondas brutais.

Bom a parte do vento confirma-se, agora as ondas fomos enganados :) água calminha tipo lago.

Ficámos rendidos! Apesar de em termos turisticos gostarmos mais do outro Algarve, neste ficámos rendidos pela beleza das praias e da água. 

No primeiro dia fomos para o lado de Lagos e passámos o dia na Praia de Porto de Mós. Dá ideia que é uma praia mais "comercial" mais gente, mais confusão mas gostámos muito!


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

There you'll be...


A música de sexta-feira!

As praias deste verão # 5

Ora bem, eu não tenho dúvida que devia ter nascido rica :P De resto os meus gostos revelam-no quase sempre :)

Com esta praia é igual... É daquelas que ADORO! 

Se pudesse tinha lá uma casa e era para lá que iria sempre: a Praia da Comporta! (se eu não podia ser a sobrinha preferida do Ricardo Salgado)

A praia da Comporta é daquelas que tem tudo: um céu brutal, uma areia clarinha, a água limpinha, azulinha, até as bolas de berlim sao boas! É a única praia onde consumimos bola de berlim sem ser no Algarve porque o Gabriel (o senhor que vende as bolas) era o senhor que vendia lá na praia do Algarve (aquela que é horrível). Como no Algarve havia muitos vendedores, ele mudou-se para a Comporta :)

E nós vamos visitá-lo mais ou menos uma vez por ano :) Gosto muito desta praia, muito mesmo!


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

As praias deste verão # 4

Outra praia que nos é muito familiar e há muitos anos (mais do JP do que meus) é a Praia do Cabeço no Algarve.

Esta praia é horrível... péssima mesmo! Não tem ondas, a areia é fininha, as bolas de berlim que temos de comer todos os dias são doces... É uma praia que só contribui para a desgraça, definitivamente ninguém vá para lá.

Nós só continuamos a ir porque vamos há muito tempo :P 




quarta-feira, 24 de agosto de 2016

As praias deste verão # 3

Outra "praia da casa" é a Praia do Ouro em Sesimbra. Como os meus pais têm lá casa vamos lá imensas vezes, normalmente é lá que inaugurámos e fechamos a época balnear.

Como também é pertinho pertinho de Lisboa fazemos muitas escapadas para lá à sexta à noite, ao sábado à noite...

A praia é óptima! A água calminha q.b., às vezes um bocadinho fria... o pior da praia é o vento, mas na maioria das vezes é suportável.

É uma das praias de eleição!


terça-feira, 23 de agosto de 2016

As praias deste verão # 2

Mantendo a visita às nossas praias, este ano num daqueles dias de muito calor e aproveitando que estávamos por cá no fim-de-semana decidimos ir a uma praia que também é da nossa casa, mas que há imenso tempo não íamos: a Praia Grande em Sintra.

Gosto da Praia Grande porque é grande :P porque tem ondas, só o chato é estacionar e o tempo que nem sempre é de verão. Ainda assim passámos um dia muito bom, as miúdas não gostaram de não poder ir à água :)


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

As praias deste verão

Este ano, no nosso verão, andámos por várias praias umas já habitués outras nem por isso :)

Decidi fazer uns quantos posts sobre as praias que visitámos, sempre podem servir de inspiração.

E a primeira é a nossa "praia de casa", a praia da Poça no Estoril.

Sempre que queremos ir para a praia e especialmente com as miúdas vamos para a linha de Cascais. O tempo é melhor, a água mais calminha. A praia da Poça é uma das da nossa eleição especialmente porque fica perto da escola e por isso dá sempre para ir lá no final do dia.


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Viveria com todo o gosto...

... numa casa assim!

OK! Tinha de ter empregada e não podia andar obviamente de C3 mas isso são pormenores :P


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Almoço de família

Para experimentar o forno e o grelhador :)

Almoço tardio e muito longo, na rua e sem pressa, como se quer!


terça-feira, 16 de agosto de 2016

Irmãs

É nestes momentos de cumplicidade que me derreto a olhar para elas.

São raros...

O normal é estarem a discutir ou cada uma para seu lado, mas quando estão assim... o coração sorri sozinho!


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Semana com o Pai #Dia 5

Hoje o dia foi ainda mais calminho... 
Estranhamente ao longo da semana foram acordando cada vez mais cedo, por isso levantámo-nos e fomos para a praia da Poça, outra vez.
No mesmo sítio, onde tinha perguntado da outra vez, a Matilde perguntou - como se tivesse acabado de ter essa conversa - «E porque é que as senhoras também vêm sozinhas?».

Ao chegarmos à praia o Nadador-Salvador estava a mudar a bandeira para a amarela (apesar de não haver ondas!) por isso perguntei-lhe o que se passava e ele disse que tinham feito umas análises à água e que não estava própria para banhos e que era só naquela praia. Por isso, uma vez que o carro já estava estacionado, lá fomos nós paredão fora, para o Tamariz!
Ao chegarmos à praia a Matilde e a Margarida ajudaram-se uma à outra a tirar os vestidos e a desapertar os botões (uma vitória da Matilde!).

Depois viagem de regresso, outra vez, cada uma com as suas mochilas e a encantarem as pessoas por onde passavam pelo paredão.

A tarde foi também mais calma, porque hoje fomos almoçar à casa dos avós e a Matilde quis ficar lá a brincar, por isso, durante o tempo da sesta foi tempo da Margarida se dedicar às pinturas.



Hoje, quando vínhamos a sair da praia, encontrei uma amiga que disse: lá vão eles com o pai. Quando terminam estes dias sozinhas contigo? E eu disse: terminam hoje mesmo!
Por isso, ao fim de 5 dias, terminamos esta aventura à qual sobrevivemos todos.

Esta semana acaba por ser sempre especial, porque sinto que ao longo da semana vou conseguindo ouvi-las com mais atenção, conhecê-las melhor, e ajudá-las a crescer. Sinto que me vou ligando mais a elas e que elas também se ligam mais a mim. Acho que não é impressão minha mas vão-me chamando mais vezes de Papá em vez de Pai, e vão sendo mais carinhosas e encher-me de mimos!
Para este ano já está... Haverá mais para o ano!

Semana com o Pai #Dia4

O 4º dia foi um dia mais calmo.
Se há coisa que nós queremos na educação das nossas filhas é garantir que tentámos transmitir-lhes o que é certo e errado.
Assim, com tudo o que tem acontecido, quisemos ir oferecer água e barras de cereais aos bombeiros, explicando o porquê desse gesto. Acho que elas perceberam o motivo.



A Guigas é sempre capaz de me ir surpreendendo. Primeiro a explicar à irmã que a casa dos bombeiros tem o nome de quartel (quem é que lhe ensinou isto? Como sabe ela estas coisas?)
Depois o bom coração dela... No supermercado disse: «Está tanto calor e os bombeiros ainda têm mais porque estão no fogo, com aquelas calças e aqueles casacos... Espero que a água continue fresquinha para eles!...»
E depois ao sairmos do quartel disse: «ah, a Igreja é mesmo aqui ao lado. Que sorte que os bombeiros têm! Assim podem vir aqui à Igreja rezar pelos colegas deles que estão nos fogos!»
São pequeninos gestos que vão enchendo o coração e aos quais, neste tempo de férias, conseguimos dar mais atenção...

Depois, fomos fazer mais umas compras - o que é sempre dificil com 3 pestes - mas só é possível porque a Mafy vem montada no sling e porque as outras se portam melhor porque sabem que estão só comigo e andam sempre de mãos dadas.
Depois descobri porque é que nas caixas as pessoas com famílias têm prioridade - apesar de eu não a ter usado - porque aqueles minutos infindáveis em que estamos à espera de ser atendidos, é quando elas vêm tudo o que PRECISAM mesmo de levar. Como bonecos, estojos, pastilhas, etc da Patrulha pata e do Frozen!
Mas aí foi a Matilde que mostrou como está atenta (mesmo que raramente o pareça), quando eu disse repetidamente que não podíamos levar e a Guigas perguntou porquê e a Matilde disse: «porque é caro, não é, pai?» E não houve mais pedidos...
É difícil e dá trabalho, mas ficamos com a esperança de conseguir.

Depois fomos ter com a mãe que estava em trabalho em Cascais e almoçámos juntos num sítio onde queríamos ir há muito tempo: o Mercado de Cascais. Um local agradável e bem pensado.

Depois hoje, foi a vez da Matilde ler, enquanto a Guigas optava pela TV e a Mafy punha o sono em dia!
Da parte da tarde fomos até às piscinas da praia das Maçãs. A mãe também era para ir, mas o trabalho não permitiu. Por isso, lá fomos os 4 para a piscina, onde elas se divertiram bastante.

 A Matilde pediu um gelado... mas acabou por não o comer, por isso sobrou para a...

Porque na realidade do que a Matilde gostou mesmo e queria comer era um bacalhau (como ela costuma pedir em Matildês).

Aqui é mais complicado estar-se de olho nelas porque não podemos deixar de as ver nem durante um minuto. E, por exemplo, quando uma quer ir à WC, vamos todos à WC. E depois, como as meninas já são muito crescidas, recusam-se a ir à WC dos senhores, por isso vamos todos para a WC... das senhoras!...
E quando as três querem colo, porque estão cheias de frio... o meu colo torna-se pequeno para todas... mas com jeito, lá conseguimos...


À noite, ao voltarmos a passear pelas ruas de Algueirão, confessavam como gostaram de ir às piscinas e de nadar e andar nos escorregas.


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Semana com o Pai #Dia 3

Viver só com mulheres permite podermo-nos rir com algumas tiradas.
Ontem à noite esteve a jantar cá em casa uma prima nossa, que é cabeleireira e que lhes fez umas tranças. Hoje de manhã, ao acordar, a primeira coisa que a Guigas disse - com ar de diva - ao ver-se ao espelho e ver que o penteado estava desfeito, foi: "Ai, preciso de uma cabeleireira". :D


No 3º dia já não quiseram ir à praia outra vez... Disseram que não queriam ir para ficar a brincar.

Para além de eu gostar da praia, o que a praia tem de melhor é que se entretêm as 3 com facilidade, porque a Mafy pode andar livremente pelo chão.


Assim, e uma vez que no ano passado na semana em que eu trabalho e a mãe fica com elas, já tinham ido ao Centro Ciência Viva em Sintra com a mãe, conforme escreveu no ano passado, e tinha sido fascinante, visto que falavam dissso cada vez que passavam por lá, resolvi arriscar e ir com as 3.



Apesar de ter algumas atividades que elas ainda não compreendem por serem pequenas, tem outras que fizeram o delírio e algumas muito bem pensadas.

As mais físicas de jogos, músicas e bolas resultaram bem.







O que é engraçado é ver como até a Mafy delirou ao ver as irmãs a jogar.

Depois, como boas meninas que são, não resistem a nenhum espelho, até aqueles que as deformam :)


Mas umas das atividades que eu acho que estão mesmo bem conseguidas são as de jogos interativos, onde se divertiram bastante. E ainda aprenderam o que são vírus e hábitos de vida saudáveis.







Da parte da tarde, voltámos a dedicar-nos à Culinária.
O projeto era fazer bolachinhas! A Matilde não se deixou cativar na primeira parte a da massa.
Já a Margarida, enquanto mexia a massa cantarolava "estou-me a divertir! Estou-me a divertir". Quis pôr o avental e o cabelo em carrapito para não caírem cabelos para os bolos.

Mas quando chegou a hora de escolher os formatos das bolachas e as decorações, nem a Matilde conseguiu resistir.
Adoraram! E cada vez que mexiam na cadeira ou noutra coisa, iam lavar as mãos, para poder continuar a mexer nas bolachas!





No final ficámos com uns biscoitos bons, elas cheias de orgulho de tudo ter sido obra delas.
E só se desentenderam para ver quem limpava mais a mesa, uma vez que as duas queriam porque afinal, limpar a bancada, ainda faz parte da tarefa de cozinhar!



E assim se passou o 3º dia com as pestinhas! 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Semana com o Pai #Dia 2

No segundo dia, já quiseram ir à praia! :)

Fomos à praia da Poça o que ainda valeu umas gargalhadas, quando a Matilde disse que não se podia nadar nas poças porque estão sujas e cheiram mal!

Na véspera, à noite, expliquei-lhes que como ia sozinho com elas, cada uma delas tinha que levar a sua mochila, com a sua toalha, e os brinquedos. A Margarida, diligentemente, escolheu logo a dela, e arrumou tudo muito direitinho. A Matilde demorou mais, mas lá conseguiu escolher a sua mochila.

Assim, de manhã seguimos viagem para a praia!




Um dos aspetos positivos de ir sozinho com elas é que acabam por ter a noção que só têm uma pessoa para lhes dar atenção, por isso, são mais pacientes. Mais autónomas e ajudam-se umas às outras.
Chegaram à praia e tiraram a roupa e guardaram nas respetivas mochilas. Pusemos o protetor por ordem de idade: do mais novo para o mais velho. Sem birras. Sem refilar.

Fomos para a beira-mar brincar e elas tomavam conta da Mafalda e brincavam, indo buscar a toalha e fazendo perguntas. Mas com paciência.




O difícil foi o regresso ao carro, já com calor. Mas com alguns jogos, lá se consegue chegar ao carro com todas!

No caminho, ao ver vários homens sozinhos a Matilde ainda me perguntou porque é que há homens que não têm maridas. Primeiro expliquei-lhe que era mulher e o facto de eles estarem sozinhos não significam que não as tenham. O pai tem mulher e também está sozinho convosco. Foi suficiente para não continuar o chorrilho habitual de perguntas.


Depois do almoço, as mais pequenas dormem a sesta e a mais velha, aproveita para ver a TV ou pôr a leitura em dia.

Depois da sesta ainda houve tempo para fazer um salame - a sobremesa preferida da Margarida!


E assim se sobrevive ao 2º dia! :)