pelas contas era hoje que a Matilde terminava o tempo de gestação e faria as 40 semanas.
Em vez disso, está aqui a dormir no meu colo, quase com 15 dias :)
É uma das muitas questões polémicas que envolve o nascimento dos bébés hoje em dia. Já o parto da Guigas tinha sido provocado (e eu não estava minimamente preparada) às 39 semanas e 5 dias.
A sô dotora estava de serviço e rebentou o rolhão mocoso. Eu não tinha dores nenhumas mas inexperiente quis logo levar epidural e olha conforme entrei assim fiquei. Nada de dilatação e tivémos de ir para cesariana.
Fiquei "triste" na altura. Acho que toda a gente quer experimentar o que é sentir o bébé nascer naturalmente. Será mais um daqueles assuntos em que a pressão à nossa volta dita tudo... tal como o amamentar e muitas outras coisas.
Na realidade, uma mãe não é menos mãe por o bébé ter nascido pela barriga... tal como não é menos mãe por não querer amamentar ou não conseguir...
Hoje em dia, especialmente nos hospitais privados, há muito mais cesarianas do que partos normais... se nos perguntarmos se é porque as mães deixaram de dilatar :P quer dizer antigamente não havia cesarianas e todas as mulheres dilatavam. Também andavam muito mais a pé do que nós andamos hoje em dia... e não tinham médicos apressados a meter a mão para acelerar o processo.
No caso da Matilde, como já contei, pedi à sô dotora para ter um parto normal, mas algumas pessoas perguntavam-me: mas fazes muita questão de ter um parto normal?
E não era fazer questão, mas queria experimentar :) queria ver se era capaz. Claro que se não tivesse dilatado (e quando entrei no hospital ia convicta que não ia conseguir) não tinha mal nenhum. Passei o trabalho de parto todo concentrada em empurrar esta miuda lá para baixo, cada vez que a médica dizia que tinha dilatado um pouco mais ficava toda contente.
Quando ultrapassei a barreira dos 3 cm (que foi o numero em que parámos da outra vez) comecei então a ter mais esperança e a confiar que desta vez não ia ser só a sô dotora a mandar e nós íamos participar em tudo.
E assim foi: às 38 semanas e 3 dias! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário