terça-feira, 25 de março de 2014

Mudar o estilo de vida :)

Tenho partilhado algumas vezes hábitos que gostava de mudar, formas de estar e de ser. Isto devem ser os trinta que estão a mexer comigo :P

Para além de tentar ou de pensar que tenho de me mexer mais (já não corro há mais de uma semana, mas hei-de voltar a correr), lá em casa há muito desperdício e muita tralha, mesmo, mesmo!

Quando digo desperdício é mesmo no sentido literal. Por exemplo, e não me orgulho nada disto, comida que, às vezes passa a validade, ou fruta que se estraga... Por isso, e porque realmente isso é uma vergonha, começámos a alterar algumas coisas lá em casa.

Passámos a fazer ementa mensal. Criámos um calendário onde colocamos as atividades, reuniões, passeios que queremos fazer, e escrevemos também o que vai ser o jantar. Assim, conseguimos aproveitar ingredientes de uns jantares para outros :) No aniversário da Matilde sobrou pão, logo o nosso jantar de sábado à noite foi pudim de pão com carne para aproveitar o pão duro!

Se este blog fosse de culinária eu tinha tirado uma foto catita e posto aqui, mas pronto tirei esta da net e segue a receita ;) 

Prometo que da próxima tiro uma foto do nosso pudim!


Ingredientes:
- Pão duro q.b.
- Carne ou peixe temperada a gosto [também podem ser redon]
- Leite
- Algumas rodelas de chouriço
- 1 ovo
- Pão ralado
- Queijo [após comentário]

Confeção:
Corte o pão em pequenos pedaços e coloque na picadora; junte o leite em pequenas quantidades. Vá picando até ter uma espécie de papa.
Numa frigideira cozinhe a carne/peixe. Depois de cozinhado misture a carne/peixe com o preparado do pão. Misture tudo. Junte o ovo batido ao preparado e misture novamente. Por fim junte também o choriço e o queijo e misture novamente.
Unte uma forma à parte e polvilhe com o pão ralado. Coloque o preparado do pudim na forma e polvilhe com pão ralado por cima.
Pré-aqueça o forno a 220º e coloque o preparado do pudim durante 10/15 minutos até ficar cozinhado.

2 comentários:

  1. E eu também acrescento o queijo!:)
    Além disso a carne também pode ser sobras!

    ResponderEliminar
  2. Pois! Eu não disse mas lá em casa o cozinheiro de serviço é o JP portanto o dono da receita :)

    ResponderEliminar