quinta-feira, 20 de julho de 2017

Amamentação - algum segredo?

Na sexta fui pesar o miúdo!

A primeira vez que vamos pesar é sempre de grande expectativa... aquela cena de ver se está a engordar ou não :)

O Martim engordou 260 gramas!

As irmãs também engordaram sempre bem no inicio, mas isto da amamentação tem que se lhe diga! E é mais uma daquelas coisas em que há muita teoria, muita conversa, e compreensão pelas mãe muito pouca.

A Margarida engordou lindamente no inicio, quando chegou ali aos dois meses perdeu umas gramitas de peso... estão a  ver a cena, né? Primeira filha... eu tinha toda aquela lavagem cerebral de que dar de mamar é que é, o vinculo, os anticorpos, e tem de ser em exclusivo e beca beca... 

Senti-me péssima! Não conseguia que ela mamasse como deve ser, sentia uma pressão gigante só de desejar que ela engordasse e era uma cena minha... a pediatra com calma a dizer que era uma fase, que ia passar... optei por dar-lhe suplemento uma vez por dia. 

E ela voltou a engordar... e eu fiquei óptima, tanto que voltei a dar de mamar em exclusivo mas percebi que ganhei uma coisa de que precisava muito... a liberdade de não estar presa à amamentação 24 horas por dia. 

Vergonha! Qual é a mãe que não quer estar sempre colada à criatura? Qual é a mãe que fica bué feliz porque há um momento em que alguém pode dar um biberão à criatura para a mãe estar sozinha não sei onde, nem que seja na cama deitada? Pois! Mais uma coisa para me fazer sentir péssima!

No meio disto tudo, a Margarida acabou por mamar bem, até aos 15 meses, é uma minorca, ficou doente logo com um mês e portanto o meu leite nem lhe deu anticorpos, nem cresceu muito e pronto.

Esta experiência toda logo na primeira filha deu-me uma perspectiva diferente para as outras... estava mais numa de se mamar mama, se não mamar bebe biberão (também fui alimentada a suplemento e estou aqui...) 

A Matilde mamava em 2 minutos e engordava brutalmente. Sem stress algum do outro mundo, ao fim do mês apareceram-lhe umas manchas horrorosas na pele e tivemos de interromper para ter a certeza que não era eu que estava a passar a bicheza à miúda. Nessa altura bebeu suplemento durante 48 horas, mas retomou a mama normalmente e mamou até aos 9 meses. 

A Mafy ainda melhor... perdeu apenas 70 gramas quando saímos da maternidade e mesmo lá começou logo a mamar lindamente. Pegava lindamente na mama, mamava bem, esvaziava as mamas em 10 minutos e engordava impecavelmente. Foi com quem cumpri melhor todas as regras da amamentação e que mamou em exclusivo mais tempo, mas apenas até aos 6 meses. Quando começou a comer comida de gente achou que a mama já não era coisa que lhe assistisse.

O Martim foi muito mais difícil para começar a pegar na mama. Era trapalhão a pegar, umas vezes mama das duas mamas, outras só mama de uma. Umas vezes faz três horas outras faz mais e outras menos... ainda andamos aqui muito no limbo e por isso ver que engordou bem também me descansa.

Na maternidade disseram-me: olhe que não desista de dar de mamar a este, lá porque é o quarto filho! E eu: sim, sim! Mas realmente esta coisa da amamentação mexe um bocado comigo. É óbvio que se estiverem bem dar-lhes-ei de mamar, claro! (ainda que goste muito da ideia da liberdade de alguém lhes dar um biberão e eu poder estar no café), mas quando começa a correr mal também me deixa chateada o pensar que não estou a conseguir fazer uma coisa que é suposto ser natural...

Ai... coisas de mãe!




2 comentários:

  1. Felizmente, vivemos num país "relativamente" livre, por isso cada cabeça sua sentença. O importante é mãe e filho estarem bem!! O resto são escolhas. É importante ter apoio e abstrair-se dos "milhares" de conselhos que vai receber. Mas, ao quarto filho, já deve estar mais do que habituada a isso... Da minha primeira experiência, tive que dar suplemento aos cinco meses e ela acabou por preferir o biberão. O segundo, nunca precisou de suplemento, pelo contrário, e rejeitou sempre o biberão. Engraçado era ver a surpresa das pessoas quando lhes dizia que o crescimento do rapaz se devia só a mamas!!! Tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
  2. A minha experiência de amamentação também tem que se lhe diga:
    http://alheiaatudooutalveznao.blogs.sapo.pt/sou-um-oitavo-da-cabra-leiteira-que-ja-451203

    ResponderEliminar