sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

2016

Está a terminar...

Já vi muita gente dizer mal deste ano, dizer que não vai ter saudades e sei lá que mais, foi mais um que passou!

Normalmente não me apetece balançar muito, mas este ano concretizei desejos que fui adiando em cada ano e recebi de braços abertos surpresas que não esperava...

Foi um ano em que mudei... o ano em que a vida me deu um empurrão que não contava... que me fez chorar muito, parar e ver tudo com outros olhos.

Em 2016, aprendi a julgar menos, a ser mais tolerante, a dizer sempre a verdade e a reencontrar-me e aos meus. Aprendi que há coisas que parecem e não são, mas que também há coisas que não parecem ser e são mesmo e que temos de ter atenção para não nos enganarmos... 

E que é dificil distinguirmos quais são umas e quais são outras. Às vezes precisamos de uma ajuda, e muitas vezes essa ajuda não é aqui à nossa frente que está... é no Alto.

Não sei se 2016 me vai deixar alguma saudade, mas vai deixar marca, isso vai!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Antes de terminar o ano

Fica a nota que lá em casa há muita gente com ranho, com dor de garganta e alguma febre :P

Não tem nada que ver com o ano, só mesmo com o inverno, mas que seria mais agradável começar o ano saudável, isso seria!

Nunca mais é verão, pá!


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Primeira vez da Matilde no cinema :)

Fomos ontem ao cinema em família!

Deixámos a Mafy que é muito pequena com a avó e fomos com as tias ver o Cantar!

Gostámos muito e a Matilde, apesar de alguns disparates iniciais, acabou por se portar lindamente!

E gostou muito!


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Esta altura é tão boa!

Estive a ler uns post's que escrevi no blog nos anos anteriores e é muito giro ver a repetição tão boa dos dias.

Já confessei várias vezes que sou muito de rotinas e que gosto muito da repetição das coisas e confesso que a segurança de saber que vamos viver mais um Natal, mesmo que seja igual, com as mesmas conversas, a mesma expetativa em relação aos presentes, o mesmo espírito de sempre. 

Ter esta segurança da rotina, hoje em dia, neste mundo louco em que vivemos, afinal não é rotina de sempre o mesmo, é bom! É sinal que estamos todos aqui, juntos, em família! E isso é bom!

Um Santo Natal a todos!


Baby M deseja um feliz Natal às pessoas!



quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Quando ser mãe me deixa frustrada

Hoje a Guigas tinha de levar para a escola uma série de material (uma meia, tecido, botões, bla, blá...)

Ora, isso para mim é um desafio... Na semana passada as outras tinham de levar alimentos e eu nunca mais me lembrei de tal coisa...

Ontem, preparei tudo o que era preciso, pus tudo num saquinho, entretanto a Guigas deu-lhe para fazer uma birra parva e eu arrumei aquilo na mochila. Só que...

... arrumei na mochila errada e ela hoje foi para a escola sem o material que precisava...

E é isto... esta sensação de frustração...



terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Mais festa de Natal

Ontem tive a festa de Natal da Matilde e da Mafy.

A Mafy é muito pequenina e não faz nada, só está mascarada, mas a Matilde tinha uma musica para cantar.

Lá estava a cantar e a fazer os gestos quando viu a Guigas, ficou tão feliz de ver a irmã e a dizer-lhe adeus.

As crianças são muito genuínas e a alegria delas é contagiante :)

Só tirei foto com o telemóvel à Mafy :)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Este post é muito, muito fútil...

O JP deu-me os sapatos mais bonitos de sempre!

Adoro-os!

São tão bonitos que podiam ficar em cima da minha cómoda a enfeitar, como se fosse uma moldura (é lá que eles estão de resto porque ainda não tive oportunidade de os usar).

Estão a ver no closet da Sarah Jessica Parker no Sexo e a Cidade que ela também põe uns sapatos lá no topo? 

Eu, se tivesse um closet, colocava lá os meus. São muito parecidos com os da foto, mas ainda são mais bonitos. Comprados na Bliss uma loja com um conceito inovador e muito, muito giro!


Festa de Natal da escola

A história era a Rainha da Neve :)

A Guigas era o floco de neve mais querido... Achei-a amorosa a dançar e a cantar a música do "Já Passou".

Uma pulguinha minima que decorou uma coreografia toda e a dançar com um ar de menina tão feliz!

Se há cosia que gosto nesta escola é esta capacidade que eles têm desde muito pequenos de subirem a um palco e atuarem e falarem  em público. Gosto muito!


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Aqueles livros

Estão a ver aqueles livros que não se consegue parar de ler? Que quando temos mesmo de parar até chateia?

E que tem uma reviravolta tão boa?

Este era assim!


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Guiguices!

Esta semana vai ser a festa de natal do colégio. A organizadinha da Margarida estava a ver quando é que ia ter aula de viola, olha para o pai e pergunta:

- Pai, quando é que o ensaio genial???


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O dia da amizade é quando nós queremos!

Todos os anos temos o nosso jantar de Natal de amigos :)

Podíamos pôr as várias fotos ao longo dos anos para ver a nossa evolução, mas claramente que o que mais se destaca é haver cada vez mais miúdas...

Coordenar agendas, escolher o local, preparar o amigo secreto e trocar os presentes :)

Eu tenho os melhores amigos de sempre e gosto muito deste convivio que fazemos nesta altura, mais todos os outros que vamos fazendo durante o ano :)

O dia da amizade é quando nós queremos! E nós queremos muitas vezes :P



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Coisas bonitas!

Gosto muito quando chega a foto da escola e atualizar a evolução delas!


Dia 7!

Na 4ª feira foi dia 7 e como já é costume, deixámos as miúdas e fomos namorar.

Andava há muito tempo para ir a um restaurante em Lisboa, chegámos a ter mesa marcada no dia 7 de novembro, mas a Mafy ficou doente e tivémos de adiar.

Desta é que foi! O Restaurante Farol de Santa Luzia em Lisboa pertence a gente boa de Ponte de Lima e comemos tanto e tão bem!

Depois fomos ver as luzes de natal, passear por Lisboa à noite, um bocadinho a reviver o espírito de Roma.

Tão bom podermos namorar assim uns bocadinhos!


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ainda ontem estava em Roma!

Pois é! Fomos passar estes dias a Roma, uma viagem que queríamos fazer há imenso tempo e que fomos adiando até agora...

Comprámos a viagem de avião e reservámos o hotel assim numa daquelas decisões de: Vamos? Bora lá! 

E lá fomos! :)

Roma é uma cidade brutal! Tem tanta história, tanta coisa para se ver, visitar, andar, comer que chegamos ao final do dia estafados.

Passeámos muito, tirámos muitas fotos, divertimo-nos, conversámos muito e foram uns dias muito bons. O tempo estava óptimo (enquanto por cá chovia o céu).

O ponto alto foi ontem, domingo, fomos à missa na Basilica de S. Pedro e depois rezámos o Angelus com o Papa :)

O meu telemóvel é péssimo portanto na foto só se vê a janela, mas com a máquina fotográfica vê-se perfeitamente que é ele :)


E rezámos assim!

Papa Francesco

ANGELUS

Piazza San Pietro
Domingo, 4 de dezembro, 2016

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No Evangelho deste segundo domingo do Advento ressoa o convite de João Batista: "Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo" (Mt 3,2). Com estas mesmas palavras que Jesus vai começar sua missão na Galiléia (cf. Mt 4:17); e este será também um anúncio de que vai trazer os discípulos em sua primeira experiência missionária (cf. Mt 10,7). O evangelista Mateus leva tão presente João como aquele que prepara o caminho para a vinda de Cristo, e os discípulos como seguidores de pregação de Jesus. Este é o mesmo alegre anúncio:. É o reino de Deus, de fato, está à mão, está no meio de nós! Esta palavra é muito importante: "O reino de Deus está entre vós", diz Jesus e João anuncia que Jesus vai dizer mais tarde: ".. O Reino de Deus já chegou, chegou, está no meio de vós" Esta é a mensagem central de toda a missão cristã. Quando um missionário vai, um cristão vai para anunciar Jesus, ele não vai fazer proselitismo, como se fosse um fã que busca para sua equipe mais de perto. Não, só vou anunciar: "O reino de Deus está entre vós". E assim o missionário prepara o caminho para Jesus, ele conhece o seu povo.

Mas o que é este reino de Deus, o reino dos céus? Eles são sinônimos. Nós pensamos agora para algo sobre a vida após a morte, a vida eterna. Claro, isso é verdade, o reino de Deus vai estender indefinidamente para além da vida terrena, mas a boa notícia de que Jesus leva - e antecipa que João - é que o reino de Deus, não devemos esperar por ele no futuro: ele se aproximou, em alguma forma já está presente e podemos experimentar agora o poder espiritual. "! O reino de Deus está entre vós", diz Jesus Deus vem estabelecer o seu domínio na nossa história, no hoje de cada dia em nossas vidas.; e onde é acolhida com fé e humildade amor broto, alegria e paz.

A condição para se tornar parte deste reino é fazer uma mudança em nossas vidas, ou seja, converter, converter-nos todos os dias, um passo em frente todos os dias ... é deixar as ruas, conveniente, mas enganosas, os ídolos deste mundo: o sucesso a todo custo, o poder à custa dos mais fracos, a sede de riqueza, o prazer a qualquer preço. E em vez disso abrir o caminho para o Senhor que vem, Ele não tira a nossa liberdade, mas nos dá a verdadeira felicidade. Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que veio habitar no meio de nós, para nos libertar do egoísmo, do pecado e da corrupção, uma vez que estas atitudes que são do diabo: olhar para o sucesso a todo o custo; buscar o poder à custa dos mais fracos; tem a sede de riqueza e buscar o prazer a qualquer preço.

O Natal é um dia de grande alegria, também exterior, mas é principalmente um evento religioso que a preparação espiritual é necessária. Neste tempo de Advento, deixemo-nos guiar pela exortação de João Batista: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas nos diz:" (v. 3). Nós preparamo o caminho do Senhor e endireitamos as suas veredas, quando examinamos nossa consciência quando vemos nossas atitudes, para afastar essas atitudes pecaminosas que eu mencionei, que não são de Deus: o sucesso a todo o custo; a energia à custa dos mais fracos; a sede de riquezas; o prazer a qualquer preço.

Que a Virgem Maria para preparar o encontro com este amor-sempre-mais-maior, que é o que traz Jesus, e na véspera de Natal tornou-se um pouco pequeno, como um grão de trigo que cai na terra. E Jesus é esta semente: a semente do Reino de Deus.



Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Estendo a minha saudação a todos vós, romanos e peregrinos!

Saúdo em particular os fiéis que vieram de Córdoba, Jaén e Valência, Espanha; a partir de Split e Makarska, Croácia; as freguesias de Santa Maria e da Oração do Corpo e Sangue de Cristo em Roma.

Desejo a todos um bom domingo e um bom caminho do Advento, este pavimentar o caminho para o Senhor, convertido a cada dia.

Vê-lo quinta-feira para a festa de Maria Imaculada. Estes dias rezamos juntos, pedindo a sua intercessão materna para a conversão dos corações e o dom da paz.

E por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço. Até quinta-feira!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

E quantos presépios tens?

Não faço ideia... tenho muitos!

Gosto muito e todos os anos acrescento vários à coleção :) 

Pequenos, grandes, médios, com velas, em papel, às cores, com menos cores. 

Gosto muito!


quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A caminho do Natal

Quando vivíamos no prédio tínhamos pendurado na porta um presépio.

Normalmente, as pessoas têm umas coisas pirosas com "Ho!Ho!Ho!", uns ursos, ou um Pai Natal. Nós gostávamos de ter aquela coroa com o presépio, mas com o tempo foi-se estragando e partindo e tivémos de deitar fora. 

Este ano, decidimos colocar o presépio na rua :) Temos um alpendre e é ali que mostramos quem é a nossa figura mais importante do Natal.

Quem passar lá na rua pode ver :)


terça-feira, 29 de novembro de 2016

A preparar o Natal

Como não podia deixar de ser, no fim de semana, o primeiro do advento, montámos a árvore de Natal.

Tivémos de fazer umas pequenas alterações, nesta casa nunca tínhamos montado, não sabíamos bem qual o local ideal para montar a árvore de natal e o presépio.

Estavam todas super entusiasmadas! Foi uma tarde muito boa! :)


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Diz que é hoje! :)

Quando há uns anos me disponibilizei para dar uma ajuda na organização do Mercado de Natal não sabia que se manteria a vontade de continuar, mas o que é certo é que se mantém!

Bora lá?


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Run, Guigas, run!

Ontem foi dia de corta mato na escola.

Confesso que nem valorizei muito porque tenho um bocado tendência para projetar nas miudas aquilo que eu gosto ou não e como correr não é o nosso forte, nem sei a quem ela sai com esse gosto por desporto.

Diz que se fartou de correr, mas que a dada altura caiu. Disseram ao pai, mais tarde, que a Matilde estava vê-la e que quando viu a irmã cair chorou... não sabia se ela se tinha magoado :)

Estas miúdas matam-nos de cansaço, mas também nos matam de amor :)


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Aquela cena do copo meio cheio :P

Aqui ao pé do trabalho acontece muitas vezes estacionar em cima do passeio para ficar mais perto da porta :)

E por causa disso acontece, também muitas vezes, aquela coisa chata do carro ficar trancado. Porque há malta que também quer estacionar à porta e portanto tapa os carros que estão no passeio.

Se me perguntarem não sei o que detesto mais: se ter de estacionar longe ou trancarem-me o carro :)

A partir de hoje, não se pode estacionar no passeio :P estão a colocar pinos nos passeios. Coisa boa, nunca mais me vão trancar o carro :)


terça-feira, 22 de novembro de 2016

Já disse que detesto este tempo?

Miúdas ranhosas, eu cheia de frio...

E a Mafy com uma diarreia enorme e mais Tiorfan e Ultra-levur e o caraças...

Já disse que odeio este tempo?


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Vida e mais vida!

Acabei de receber a noticia de dois bébés que nasceram hoje :)

Uma pessoa fica sempre admirada com o milagre da vida... é impossível não sorrir quando vemos e sabemos que há vida a caminho.

Este dia é estranho, conheço várias pessoas que fazem anos hoje, mas conhecia uma que faria anos hoje mas morreu há uns anos de uma maneira um bocado trágica e que marcou muito. 

Penso sempre nela neste dia, mas fico contente por haver a alegria da vida neste dia!


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dia da prematuridade

Hoje é dia da prematuridade!

Das três gravidezes que tive todas foram bébés de termo, apesar da Matilde e da Mafy terem nascido antes da 40 semenas, a Mafy porque quis e a Matilde, apesar de provocada era a maior das três... Não tive quaisquer complicações, fiquei sempre com as miúdas logo ao pé de mim. Sou uma sortuda!

Conheço muitos bébés que nasceram antes de tempo... O meu sobrinho por exemplo :) Nunca vi nenhum bébé numa incubadora, defendo que há coisas e momentos que são só para os pais e esse é um deles.

O caso mais dificil de prematuridade que conheço é do B. um verdadeiro milagre! Na altura acompanhei a evolução dele com o coração nas mão, a tentar apoiar a mãe com alguma moral mas sei que viveram momentos muito, muito dificeis... Conheci-o já mais crescido, já quase bom, mas lembro-me muitas vezes dos textos que a M. foi escrevendo e de quando falou de prematuridade. Na altura falava-se de fechar à MAC, que foi a casa deles durante uns meses... lembro-me de a ter visto na televisão e da dor que tinha no olhar.

Não consigo imaginar o que é ter um filho prematuro, só sei que deve ser muito dificil e que só a fé deve ser possível para aguentar...


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Com a idade já nada nos surpreende!!!

Não é o meu caso, lamento... (se vinha aí alguém lampeiro ler a achar que ia contar uma história daquelas do arco da velha).

Penso que nunca perderei a capacidade de me indignar e de ficar de boca aberta perante as atitudes que as pessoas têm a trás de um teclado.

Nos últimos tempos tenho visto muitas pessoas que conheço escreverem verdadeiras alarvidades. Daquelas que ficamos a pensar se de facto pode ser aquela pessoa a ter escrito aquilo... Algumas ainda as confronto... ainda pergunto se têm noção do que escreveram... se era mesmo aquilo que queriam dizer... mas a maior parte das vezes não digo nada.

Fico a pensar se estarão boas da cabeça... e, às vezes, prefiro até manter a distância.

É legitimo pensarem o mesmo de mim :) rezo todos os dias para não perder o filtro e peço muitas vezes ao JP para ser o meu filtro. Às vezes ele consegue, outras nem por isso :)

Mas, de facto, atrás do PC é muito mais fácil condenar, dizer o que se pensa, acusar, denegrir. Olhos nos olhos há sentimento, há resposta, há olhos e toda a gente sabe que o que os olhos vêem, o coração sente. 

É muito mais fácil quando os olhos não veêm e é nisso que o nosso mundo se está a tornar, especialista em não ver e não sentir... É uma pena...


terça-feira, 15 de novembro de 2016

Voltei a Calcutá :)

O JP comprou o CD da banda sonora do musical que já tinha partilhado aqui que adorei.

Ouvir as músicas novamente faz-me lembrar todo o musical novamente. Nalgumas músicas não consigo não me arrepiar. A música 7 (para quem tem o CD) faz-me chorar... faz-me lembrar o Pe. Ricardo, é claramente o que sinto em relação a ele, faz-me morrer de saudades...

Ouvir as músicas todas outra vez, faz-me rezar, ouvir profundamente a mensagem deste musical. Já gostava muito, mas agora fico sem fala só a ouvir, a rezar!


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Há 6 anos!

Há 6 anos por esta hora fui à missa, sabendo que a seguir a médica tinha dito para irmos ao hospital.

Fomos, ficámos a saber que íamos ficar por lá e ficámos o resto da tarde à espera que a querida Guigas desse o ar de sua graça :)

Foram quase 12 horas depois que conhecemos a princesa mais querida!

Lembro-me de lhe ter dado um beijo e ter dito à enfermeira que ela até era é bonita :) Depois toda a aventura à volta de ter um bébé em casa e estes 6 anos a ter uma Guigas em casa!

Uma miúda que tem tanto de querida como de respondona. Uma miúda responsável mas que nunca sabe onde deixa nada. 

De sorriso fácil e de lágrima solta. Uma miúda carinhosa mas ao mesmo tempo cheia de personalidade. Viver com a Guigas nestes 6 anos tem sido uma das maiores e mais emocionantes aventuras. 

Mas não tenho dúvida que a Guigas, neste desafio de sermos pais, nos tem tornado pessoas muito, muito melhores! E ela também é uma boa miúda!

Parabéns miúda mais querida!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Já estou mais velha...

Depois do dia de ontem, muito preenchido, muito querido e animado gostava muito de conseguir fazer um post muito divertido sobre as mensagens de aniversário que recebi :P

Mas acordei doente...

Quer dizer ontem à tarde já tinha febre e sobrevivi à custa do cêgripe (abençoado comprimido), mas apesar de ter acordado melhor, precisei de dormir mais duas horas e de um bocado de ronha para me recompor.

Será o peso da idade? Será que foi do choque do Trump ter ganho as eleições?

Sabe Deus!

Mas guardei as mensagens todas e prometo em breve tratar do post que fica pendente ;) 

Ainda assim, muito obrigada a todos os que mandaram mensagem, se lembraram de mim, rezaram por mim :)

Tentei responder a toda a gente um a um, mas posso ter falhado...


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Podia ser eu :)

mas não canto assim tão bem :)

De qualquer forma, no final deste dia é isto que me apetece dizer!


Um dia em cheio

E sempre cheio!

Estive a ler o que escrevi no blogue nos outros anos e já percebi que o meu dia de aniversário é sempre animado e sempre diferente :)

Eu gosto muito de fazer anos e sei que ao longo do tempo vivi muitos dias de aniversário e muitas festas de forma diferente... umas mais histérica, outras mais introspectiva.

Sei sempre que tenho imensa gente a dar-me os parabens porque o facebook avisa e porque realmente conheço muita gente.

Gosto de olhar para este dia e saber que estou a crescer, que já cumpri muitos sonhos e que as pessoas à minha volta me ajudam a ser feliz. 

Logo de manhã até me perguntaram se são 31... São 34! E muito embora possa parecer cliché que não me sinto com 34 anos, sei que a minha vida, o que faço no trabalho e a calma que fui ganhando (apesar da minha refilice de raiz ainda existir) revela bem a idade que tenho.

Tem sido muito bom crescer, mas especialmente pelas pessoas que tenho ao meu lado e que partilham comigo cada dia.

E claro está que não falha o agradecer a Quem me criou!

Podem vir mais 34, à vontade... :)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

:) É sempre um dia tão bom!

O dia 7 de novembro!

É suposto vivermos e trabalharmos como um dia normal, mas não consigo deixar de me sentir a flutuar como há 12 anos.

Sinto-me com um sorriso daqueles tontos e a pensar como é possível que tenham passado 12 anos?

E ao mesmo tempo lembrar-me do que é que havia antes do nós e achar que não existia nada...

Recordo o momento do nosso primeiro beijo com um sorriso e a sensação de que se poderia prolongar para sempre.

Recordo como dávamos as mãos na rua a sentir a familiaridade de sermos um do outro mas a estranhar como é que o caminho era a partir daí tão certo :)

E tem sido sempre certo... às vezes mais depressa, às vezes mais devagar, às vezes com as minhas falhas de radar e de orientação, mas no final procuro sempre onde me encontro: no teu olhar!


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Eu é que sei!

Podem ouvir aqui!

Carreguem lá no dia 2/11 e aprendam com a minha filha como é que passam os soluços :)

Quem sabe se ela não será uma estrela da rádio? :)


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Chegou o presente!

De aniversário da Guigas :)

Ela anda entusiasmada mas com esta viola de certeza que será mais fácil :)


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

My sweet november

Doce Novembro!

O mês das castanhas assadas, de quando o outono pinta a sério as árvores de laranja.

O mês do Pão por Deus e de pensar nos presentes de Natal.

O meu mês e por isso tão especial... o mês em que o meu Amor se concretizou num dia 7 tão feliz... o mês em que me completei como mãe pela primeira vez!

Novembro é tão bom, tão bom!

Um doce Novembro!


segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Momento de lazer e ajudar!

Na sexta à noite fomos a cocktail, leilão e concerto :)

Nunca tinha visto um evento com este conceito mas é muito original. A ideia é montar umas mesas onde se colocam os papeis com as obras ou os vouchers que se vai leiloar. 

Quem quer leiloar coloca o nome e o contato e o valor que está a licitar. Enquanto isso vamos saboreando uns petiscos e bebendo uns sumos que vão circulando pelo local.

Não conhecia o conceito e gostei muito, achei muito engraçado.

Depois assistimos a um concerto solidário. Imensos cantores que gostamos e que ouvimos muito, uns mais na berra que outros, uns apresentadores divertidissimos. 

Foi bom e ainda ajudámos a Verbum dei!


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

É sexta-feira, YE!

Não têm sido dias fáceis...

A semana parece que passa a voar mas ao mesmo tempo acontece tanta coisa.

São reuniões, o trabalho a acumular na secretária, correria de um lado para o outro.

Em casa, as miúdas que exigem atenção, a loiça que acumula no lava-loiça, correr e esperar ao mesmo tempo.

Muitas vezes nem nos apercebemos de tudo o que se passa à nossa volta, muitas vezes só nos damos conta das coisas quando elas acontecem e... ai Jesus e agora?

Ás vezes, achamos que as coisas vão demorar muito tempo e o nosso tempo é muito precioso para estar à espera. 

Hoje, numa dessas esperas que nem me apetecia esperar encontrei Jesus :) literalmente! E soube-me pela vida!


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Simplus

Ontem fui ver os Simplus no auditório da Rádio Renascença.

Gosto imenso de os ouvir e há bastante tempo que sou fã, mas nunca os tinha ouvido ao vivo.

Foi um pouco de surpresa porque até estávamos a planear outra coisa e a logisitica de deixar as miúdas com alguém é sempre dificil mas lá fomos.

Não foi extraordinário, mas foi um serão agradável! :)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

É o tempo delas :)

Das gripes...

E eu fui apanhada na curva. A rouquidão é a do costume, assim como a tosse e o pingo no nariz.

Enfrascada em anti-histaminiscos, cêgripes e mais vibrocil e à espera de ficar recomposta em breve!


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Anjinhos :)

Desde há uns anos para cá que todos os anos adoptamos anjinhos :)

Tínhamos a regra/vontade e adoptávamos sempre o numero de crianças que temos cá em casa, mas apercebemo-nos de que ao longo do tempo havia várias pessoas que ficavam sem anjinho para adoptar (e ainda bem, é sinal que havia mais pessoas com vontade de dar).

Mas é um pouco injusto eu adoptar três e outras pessoas que também querem fazer o bem ficarem sem dar. 

Assim sendo, este ano optámos por só adoptar um, depois no final da campanha se houver ainda por adoptar logo tratamos disso ;)

O nosso anjinho chegou hoje!


Escolhia umas coisinhas assim!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Extracurricular

Nunca defendi muito que as crianças tenham muitas atividades fora da atividade escolar.

Acho importante que os miúdos brinquem e estejam à frente da televisão e descontraiam. 

Como em tudo, tudo o que é demasia pode ser mau portanto muitas atividades pode ser mau e muita televisão também...

Assim sendo, nunca me preocupei muito em colocá-las noutra atividade, até porque não tenho tempo para as acompanhar como merecem e porque as achava muito pequenas.

Com a Guigas na primária e já a trabalhar mais a sério dissémos que ela podia escolher outra atividade para frequentar. Escolheu aprender a tocar viola!

E lá foi ela, com uma viola maior que ela :)


Falta menos de um mês :)

Para o meu aniversário!

Tenho de começar a tratar da minha lista de presentes!

Uma camisola 



O livro do JRS


A Agenda da Poupança, mais para tirar dicas do que propriamente para usar como agenda :)



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Recordações

Não sei se hoje haverá festa no céu, a minha avó não era nada destas coisas, mas a minha avó materna faria anos hoje, se fosse viva.

Não convivi fisicamente muito com ela porque ela morava longe, numa aldeia onde não havia rede e onde durante muitos anos o único telefone que havia era o da sua própria casa. Eu lembro-me disso, ninguém me contou :)

Lembro-me que trocava muitas cartas com ela, algumas ainda as tenho e lembro-me que tinha uma empatia enorme com esta avó. Também tenho com a outra avó, mas essa vive aqui ao lado.

A minha avó era daquelas que tinha sempre uma palavra doce, começava as cartas a escrever "Minha querida netinha...", tinha sempre doces para nós quando íamos visitá-la, ofereceu-me a minha primeira dezena, o meu primeiro terço e mesmo longe estava sempre muito presente.

Lembro-me muitas vezes dela, e acho engraçado quando a Margarida pergunta por ela. 

Não sei que idade faria, nem sei com que idade morreu, eu acho que ela na altura parecia mais velha do que era, era conhecida em toda a aldeia e era um exemplo de como se pode e deve ajudar os outros.

Parabéns à minha avó Rita!


terça-feira, 18 de outubro de 2016

É crónico!

Já perdi a conta a quantas tive...

Nem sei muito bem  quantos remédios tomo.

Quando tenho quase tenho de prender as mãos para não coçar.

É mais ou menos um desespero.

Agrava na Primavera e no Outono.

Conjuntivite alérgica!




segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Fui a Calcutá

Fui e estava longe de imaginar como ia ser.

Na sexta fui com um grupo de amigos ver o musical Calcutá.

Fui ver quase todos os espetáculos da Matilde Trocado e este, para mim, é o melhor! 

A evolução brutal na qualidade do espetáculo, a forma como transmite sensações, opiniões e sentimentos deixou-me... arrasada!

Eu sabia que este musical era uma forma de evangelização mas estava longe, muito longe, de imaginar o quão forte é.

Nunca pensei sentir-me pequena, arrogante até, ao perceber que o meu tempo não é mais precioso do que o dos outros... nunca pensei sentir tantas saudades do Pe. Ricardo... nunca pensei relembrar como se estivesse a viver o momento de pânico, da frustração e do medo que senti em Marienfield na JMJ de Colónia...

Ao ver o musical senti a angústia de alguém que quer transmitir alguma coisa e não sabe como... e isso acontece-nos tantas vezes... Não terá também acontecido a Jesus?

E ao mesmo tempo, a paz que sinto cada vez que rezo o terço quando estou a caminho de algum lado, a comunhão com Deus e com toda a Igreja cada vez que nos juntamos numa oração.

Mas falta-me muito... falta-me largar as minhas coisinhas, e não só ajudar por caridadezinha, falta-me ser persistente em vez de teimosa, falta-me marcar uma hora para largar tudo e correr para Jesus, falta-me fazer coisas pequenas!

Nunca ninguém me tinha dito isto assim... falta-me esta consciência de que não sou eu que tenho de fazer tudo, não sou eu que sou a maior, não sou eu... é Deus! É Deus nas coisas pequenas!

Nunca pensei que ia chorar tanto, que a seguir precisaria de rezar, de falar muito sobre tudo e nada. Nunca pensei que Santa Teresa me ia suportar tanto na fé.

Senti-me e sinto tão pequena desde sexta... Santa Teresa, reza por mim!

«O fruto do silêncio é a oração; o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço; e o fruto do serviço é a paz» 



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Do que se gosta!

Não é segredo para ninguém que gosto muito de ler :)

Não tenho tanto tempo como gostaria, mas tento ler sempre que posso, e às vezes chateia-me que haja um livro que não me prenda e que não seja capaz de o ler.

Há livros que começamos a ler e nem damos pelas páginas a passar. Só queremos ler mais e mais. 

Ontem dei por mim a pensar na história do livro que estou a ler... assim tipo desligada do mundo. "Acordei" com o JP a chamar-me e eu a dizer: tava a pensar no livro!

Este ano tinha como propósito ler 12 livros (um por mês) e estou muito contente porque já ultrapassei o objetivo! Eheheh



quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Oração com os pais

Na escola das miúdas há um dia por semana em que podemos ir à oração.

O da Matilde é às quartas, mas como na semana passada foi feriado ainda não tinha partilhado este momento com ela. 

Há uns tempos ela tinha pedido para eu ir e prometi-lhe que assim que pudesse eu ia logo. E assim sendo, hoje até nem me dava muito jeito, mas como prometi, lá fui eu.

Antes de chegarmos ela disse-me: - Mãe, já sei cantar aquela música do Louvado Sejas!

E eis que a oração começou e a cantaram muito felizes :)